ANVISA DETERMINA RECOLHIMENTO DO MEDICAMENTO LOSARTANA

Publicado em: 24/06/2022 17:55 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Gabriela Gouvêa

ANVISA DETERMINA RECOLHIMENTO DO MEDICAMENTO LOSARTANA

Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo segue a determinação e recolhe os lotes solicitados do medicamento

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) emitiu um comunicado na quinta-feira, 23, determinando o recolhimento de lotes do medicamento losartana, anti-hipertensivo também utilizado para insuficiência cardíaca, sendo um dos mais vendidos em todo o país.

Em Nova Friburgo, a Secretaria Municipal de Saúde já solicitou o recolhimento no almoxarifado central da cidade. A Secretaria de Saúde já está tomando as devidas providências junto com os fornecedores para que seja feita uma substituição e permita que o medicamento seja distribuído à população com segurança.

Segundo a ANVISA, a medida preventiva foi tomada devido à impureza “azido” (substância que pode surgir durante o processo de fabricação do insumo farmacêutico ativo e pode ser responsável por mutações em moléculas) em concentração acima do limite de segurança aceitável.

A Agência também publicou algumas orientações importantes para a população. Confira:

"Os pacientes que fazem uso da losartana devem continuar utilizando o seu medicamento, ainda que estejam usando um dos lotes afetados. A hipertensão e insuficiência cardíaca exigem acompanhamento constante e qualquer alteração no tratamento deve ser feita somente pelo médico que acompanha o paciente. Deixar de tomar o medicamento pode trazer mais riscos para a saúde do paciente. Sendo assim, entre em contato com o seu médico e tire todas as dúvidas."