PROJETO VILLA VISITA ACONTECE ATÉ O MÊS DE AGOSTO EM UNIDADES ESCOLARES DO MUNICÍPIO

Publicado em: 18/05/2022 16:19 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Maira Queiroz

A Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Nova Friburgo está realizando o projeto Villa Visita, sobre o músico Heitor Villa-Lobos, em comemoração aos 100 anos da Semana de Arte Moderna. O professor de Artes, Fabrício Lima, responsável pela atividade, percorre as escolas uma vez por semana, levando a experiência do contato com o repertório e a história do maestro brasileiro.

Nessa semana, a escola visitada pelo projeto foi a Cypriano Mendes da Veiga, em Barracão dos Mendes. A diretora da unidade, Lilian Bento da Silveira Mafort, comentou sobre a relevância de receber este tipo de projeto. "Para nós, que fazemos parte de uma comunidade rural, é muito importante a gente ver a cultura chegar para essas crianças que não têm a oportunidade de se deslocar para receber um pouco mais de cultura. [...] Ter esta oportunidade, de receber o Fabrício com este projeto maravilhoso, é uma benção."

Fabricio explicou que Villa-Lobos foi o representante do Rio de Janeiro na Semana de Arte Moderna, que ocorreu em São Paulo, em 1922. A ideia é trazer para as crianças o trabalho do maestro direcionado para o repertório de violão. "Este projeto vai até agosto, visitando as escolas e mostrando a música de Villa-Lobos porque foi um grande representante da música na Semana de Arte Moderna e da música brasileira, além da erudita e também popular. Inclusive, a proposta do projeto não é mostrar de modo formal a música erudita, até porque, para eles, não vai significar muita coisa, então eu procurei montar algo mais interessante para eles, algo mais simples."