DEZEMBRO VERMELHO: NOVA FRIBURGO TERÁ CAMPANHA PARA O TRATAMENTO PRECOCE DE INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS

 

Publicado em: 30/11/2021 12:02 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Gabriela Gouvêa

Whatsapp

 

DEZEMBRO VERMELHO: NOVA FRIBURGO TERÁ CAMPANHA PARA O TRATAMENTO PRECOCE DE INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS


Durante este mês é celebrado o Dezembro Vermelho, campanha de conscientização para o diagnóstico e tratamento precoce da síndrome da imunodeficiência adquirida (aids) e de outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Em razão do Dia Mundial de Combate à Aids, em 1º de dezembro, o Ministério da Saúde escolheu este mês para promover ações de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos das pessoas infectadas. 

A aids pode ser transmitida através do contato de fluídos corporais do infectado com o sangue de uma pessoa saudável, por meio de relações sexuais sem preservativo - camisinha -, transfusões de sangue ou compartilhamento de seringas e agulhas.

No Brasil, estima-se que existam 920 mil pessoas vivendo com HIV/aids no país. Destas, cerca de 89% possuem o diagnóstico de HIV e 77% estão em tratamento com níveis indetectáveis para o vírus. Em âmbito municipal, 2.434 testes rápidos de HIV foram feitos em Nova Friburgo em 2021, sendo que 1,7% resultaram reagentes. 

Em Nova Friburgo a campanha deste ano será realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa Municipal IST/Aids/Hepatites Virais, a partir do início do mês, no dia 1º, com uma live. Em parceria com o Sesc Nova Friburgo, pelo Instagram da unidade, será debatido o tema “Famílias e o HIV/Aids – como promover qualidade de vida” a fim de disseminar o conhecimento sobre o assunto. 

Durante o mês serão promovidas mais ações de promoção do diagnóstico precoce, como a testagem básica na rede de saúde primária e hospitalar. No Hospital Municipal Raul Sertã, para os atendimentos de urgência, pacientes internados e funcionários da unidade, e no Hospital Maternidade Dr. Mário Dutra de Castro, para funcionários, gestantes e parceiros.

No Centro de Saúde Dr. Sílvio Henrique Braune, no Suspiro, os testes são realizados toda terça e quinta-feira, das 8h às 16h. Além disso, das 9h às 15h, no dia 9 de dezembro haverá um dia de testagem nas Estratégias de Saúde da Família de São Pedro da Serra, Olaria (II e III), Riograndina, Campo do Coelho, Conquista, Stucky, Cordoeira, Centenário, São Lourenço e Rio Bonito. 

Para a realização dos testes rápidos de HIV e sífilis, não é necessário estar em jejum ou possuir solicitação médica. Apenas levar um documento original com foto e cartão do SUS.