NOVA FRIBURGO TERÁ DOIS DELEGADOS NA 12ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Publicado em: 26/11/2021 17:52 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Guilherme Alt

Ana Olívia Lemos Verly Waldhelm e  Anoberto Serafim Mattos

No início do mês de novembro a assistente social Ana Olívia Lemos Verly Waldhelm e  o psicólogo Anoberto Serafim Mattos foram eleitos pelo Conselho Municipal de Assistência Social para representar Nova Friburgo na Conferência Estadual de Assistência Social.

No evento estadual houve nova eleição entre os representantes das regiões dos 92 municípios para escolher dois delegados de cada para participarem da 12ª Conferência Nacional de Assistência Social, que acontece entre os dias 15 e 18 de dezembro, de forma remota. Novamente, Ana Olívia e Anoberto foram eleitos e irão representar Nova Friburgo e a Região Serrana do Rio de Janeiro.

A 12ª Conferência Nacional de Assistência Social terá como tema "Assistência Social: direito do povo e dever do estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social".

Ana Olívia atua diretamente na Associação Pestalozzi e nos conselhos municipais e está como representante da sociedade civil dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Anoberto atua diretamente na Casa da Criança e do Adolescente e está como representante das entidades.

Segundo o Ministério da Cidadania, as conferências de Assistência Social são instâncias que têm por atribuições a avaliação da política de assistência social e a definição de diretrizes para o aprimoramento do Suas. São espaços de caráter deliberativo que permitem o debate e avaliação da política de assistência social e a proposição de novas diretrizes, no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos seus usuários.

A realização de uma conferência não é algo isolado, mas parte de um processo amplo de diálogo e democratização da gestão pública. Por esta razão, a participação popular e principalmente a presença dos usuários é fundamental.

As conferências são realizadas em três instâncias: municipal, estadual e nacional. Na etapa municipal podem participar todos os sujeitos envolvidos na Assistência Social e pessoas interessadas nas questões relativas a essa política. Já nas conferências estaduais participam os delegados, eleitos nas conferências municipais. Na conferência nacional participam os delegados eleitos nas conferências estaduais.

Segundo Ana Olívia, atual presidente do Conselho Municipal de Assistência Social do município, é um ganho importante ter dois delegados representando nossa cidade e poder levar as demandas da Assistência Social da Região Serrana para a capital federal com intuito de debate e novas proposições para avançar cada vez mais enquanto política pública.