COMPLEXO EDUCACIONAL PAULO RÓNAI É INAUGURADO NESTE SÁBADO, 23

Publicado em: 23/10/2021 23:07

COMPLEXO EDUCACIONAL PAULO RÓNAI É INAUGURADO NESTE SÁBADO

Na manhã deste sábado, 23, foi inaugurado o Complexo Educacional Paulo Rónai na Rua José Tessarollo dos Santos, 70, no Paissandu. O evento contou com a participação de diversas personalidades, entre elas estavam o embaixador da Hungria, Zoltán Szentgyörgyi; o prefeito Johnny Maycon; o vice-prefeito Serginho; o secretário da Casa Civil, Pierre Moraes; a secretária de Educação, Caroline Klein; o secretário de Cultura, Joffre Evandro; a vereadora Vanderléia Abrace Essa Ideia; a presidente da Associação Húngara de Nova Friburgo, Eva Bitó; e a viúva de Paulo Ronái, Nora Tausz Rónai. O local vai abrigar o novo logradouro da Biblioteca da SME (Secretaria Municipal de Educação), o Clube de Xadrez Municipal e também será um Centro de Atendimento Educacional Especializado e o Centro de Capacitação para os profissionais da rede municipal, além da Escola Municipal Santa Paula Frassinetti, que funciona em prédio anexo.

Nora Tausz Rónai falou, em discurso, sobre o amor de Paulo Rónai pelos dois países, Brasil e Hungria, e agradeceu, comovida, pela homenagem. “Eu fico feliz e muito grata por esta homenagem que, certamente, seria a melhor homenagem que ele jamais poderia imaginar. Se existe alma eu não sei, mas, certamente ele está aqui.”

O secretário Pierre comentou sobre a ideia de homenagear o escritor Paulo Rónai, quando a dona Eva o procurou para que tal feito fosse realizado. “Assim surgiu num processo de diplomacia cultural e educacional. Entendemos que junto à diplomacia cultural está a diplomacia educacional. A cooperação técnico educacional fundamental e pedagógica que hoje, a partir desta edição, nós possamos estreitar com a Hungria através da troca de informações e de enriquecimento mútuo. A Paulo Rónai, grande professor, crítico, tradutor, aquele que mais levou a literatura brasileira para a Hungria, aquele que mais trouxe a literatura húngara para o Brasil, a nossa saudação, a nossa homenagem.”

A secretária de Educação, Caroline, relembrou, com emoção, sobre ser ex-aluna do antigo Cefel, escola que funcionou no mesmo prédio, e comentou sobre a importância do renascimento do espaço. “O futuro nasce do passado e nós estamos aqui, depois de tanto tempo, com o renascimento deste espaço. A partir de hoje, com esta inauguração, renasce com a sua função original, que é a Educação. É um resgate importante para a Educação da nossa cidade.”

O prefeito Johnny Maycon agradeceu a todos que tornaram possível a celebração da inauguração do Complexo Educacional em homenagem ao Paulo, figura com história extraordinária, que inspira e que ensina preciosas missões. “Este espaço estava precarizado, mas teve toda uma mobilização. [...] Confesso que me emocionei ouvindo os discursos, comecei a lembrar dos meus primeiros passos, da minha história, sempre estudando em escola pública, em que consegui enxergar a construção de um futuro diferente para a minha família e para as próximas gerações a partir da minha. Porque o maior instrumento de transformação foi, é e sempre será, a Educação. Que este complexo possa nos inspirar cada vez mais e que possamos ter um coração cada vez mais apaixonado, para ajudarmos a construir o futuro dessas crianças. Muito obrigado por estarmos juntos, neste momento histórico, e que marcará gerações de Nova Friburgo. Quanto mais Educação, maiores serão as transformações.”

Zoltán Szentgyörgyi, o embaixador da Hungria, comentou sobre a importância que a data, 23 de outubro, tem para os húngaros, por marcar a luta pela liberdade do país. E salientou a importância da vida e obra do Paulo Rónai, que se apaixonou pela história e personalidade do escritor. Além disso, ele agradeceu e disse que foi um grande prazer cooperar e conhecer a comunidade húngara e a cidade de Nova Friburgo.