SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE  AVALIA E REGULA MAIS DE 950 ENDOSCOPIAS EM SEIS MESES E DIMINUI FILA DE ESPERA

Publicado em: 21/10/2021 16:54 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Gabriela Gouvêa

Dos 1.532 exames de endoscopia que estavam na fila do Sistema de Regulação (Sisreg) desde 2020, 950 já foram avaliados e regulados pelos médicos. A Gerência de Regulação, que é um dos segmentos da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo, tem trabalhado para diminuir as filas de espera dos procedimentos do município. Um exemplo disso são os exames de endoscopia.

De junho até outubro de 2021, 950 pacientes que aguardavam para realizar a endoscopia foram analisados e regulados no município, reduzindo a fila de espera de 1.532 para 582. Esse exame estava parado desde março de 2020 e somente neste ano foi reativado.

A mudança da realização da endoscopia para o ambulatório auxiliou para que a fila de espera diminuísse, além de oferecer um serviço com mais conforto e dignidade para a população. Antes, a realização acontecia dentro do próprio Hospital Municipal Raul Sertã.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Nicole Cipriano, esse é mais um passo importante da regulação para a saúde da cidade: ‘’Zeramos as filas de espera de anos anteriores em alguns procedimentos. Já em relação ao Tratamento Fora Domicílio (TFD) foram regularizados os reembolsos de 2020 e 2021. Além disso e de outras ações, agora estamos trabalhando para continuar diminuindo as filas dos exames e procedimentos’’.