SMOMU SEGUE MELHORANDO A SINALIZAÇÃO NO CENTRO DA CIDADE E NOS BAIRROS

Publicado em: 19/10/2021 17:37 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Eloir Perdigão

SMOMU SEGUE MELHORANDO A SINALIZAÇÃO NO CENTRO DA CIDADE E NOS BAIRROS

A Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu) da Prefeitura de Nova Friburgo segue implantando nova sinalização por toda a cidade, seja no Centro ou nos bairros e distritos, como ocorrido no mês de setembro passado. O prefeito Johnny Maycon tem sido informado das alterações e melhorias realizadas pelas esquipes da Smomu.

VARGEM ALTA – Uma faixa para travessia de pedestres foi implantada na Estrada das Flores, em Vargem Alta. A demanda partiu da sociedade devido ao local possuir intensa movimentação de trabalhadores.

CONSELHEIRO PAULINO - A equipe de sinalização da Smomu corrigiu mais locais com placas incorretas de sentido de circulação de vias. O bairro Santo André também foi contemplado.

Outro procedimento foi a correção de sentido de circulação na Rua João José Cerqueira, no Loteamento Santa Terezinha. O trecho foi o da interseção com a Rua Francisco Luís Fernandes (trecho urbano da RJ-148). Outra interseção da mesma via, com a Travessa Sebastião Pereira da Silva, já estava devidamente sinalizada, com correção feita há poucos meses.

As equipes de planejamento e sinalização da Smomu reorganizaram a principal via do Belmonte, a Rua Eugênia de Almeida Maia, no seu cruzamento com a Rua Francisco Luís Fernandes, entre os bairros Belmonte e Terra Nova. As ações consistiram na implantação de faixas de travessia de pedestres, indicação à secretaria de Obras para correção de duas lombadas existentes e implantação de outras duas, sinalização de advertência de lombadas em sequência nos dois sentidos e em cada um dos quatro dispositivos; proibição de estacionamento em grande parte da referida via nos dois sentidos; por se tratar de um eixo entre duas rodovias (RJ-116 e RJ-148), a fluidez precisa estar assegurada, e definição de preferência no cruzamento citado, com duas placas de parada obrigatória, priorizando o deslocamento de quem se utiliza do trecho Maria Tereza x Belmonte.

OLARIA - Atendendo às reinvindicações de pais de alunos e da coordenação da Creche Municipal Vovó Júlia, na Rua Raul Veiga, a equipe de planejamento e levantamento de campo da Smomu realizou a avaliação do local, constatando a necessidade e compatibilidade técnica, dando a autorização para implantação da ondulação transversal, medida de redução imperativa de velocidade. Após a implantação da lombada pela Secretaria de Obras, a equipe de sinalização implantou placas de velocidade, de advertência à própria lombada, pintura do dispositivo, além de troca da placa de passagem sinalizada de escolares, revitalização da faixa de pedestres e correção da placa de sentido de circulação.

CENTRO DA CIDADE - Para reforçar a necessidade de se colaborar com o sossego de pessoas que precisem de atendimento médico ou internação, foi realizada a revitalização da sinalização que proíbe o acionamento de buzina ou sinal sonoro nas imediações do Hospital Municipal Raul Sertã. A infração de natureza leve, presente no Código de Trânsito Brasileiro, caracteriza-se por buzinar nas imediações do local sinalizado. Já acionar equipamentos que emitam sons em volumes capazes de perturbar o sossego no hospital (como som automotivo ou de propaganda) é prevista como infração de natureza grave.

Já as vagas de curta-duração, previstas em resolução do Contran, trazem uma excelente alternativa contra a escassez de locais para estacionar na cidade. Contudo, o condutor deve seguir as regras de utilização, ou seja, acionar o pisca-alerta e atentar-se ao tempo definido na placa de sinalização. Existem na cidade tempos variáveis de 10 a 30 minutos, a depender do local. Caso o condutor desrespeite essa sinalização e for flagrado, além de ter seu veículo possivelmente removido, arcará com uma multa de R$ 195,23, tendo o registro de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Toda vaga de estacionamento regulamentado específico deve possuir marcação horizontal na cor branca. Segundo Fabrício Medeiros, secretário de Ordem e Mobilidade, a esse complemento é dado o nome de sinalização vinculada, pois a ausência dela ou da placa descaracterizam a reserva, assim como a cor errada para a demarcação. De acordo com o secretário, este ano já foram revitalizados mais de 30 locais, inclusive corrigindo as vagas para táxis que estavam demarcadas de amarelo, o que inviabilizava a fiscalização de quem estaciona irregularmente.