NA SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO, SMOMU REFORÇA A IMPORTÂNCIA DO CINTO DE SEGURANÇA

Publicado em: 22/09/2021 18:32 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Priscila de Lima

O avanço do sinal vermelho também preocupa por ser uma das principais causas de acidentes

No trânsito, o uso do cinto de segurança é essencial, mas acaba sendo negligenciado por muitas pessoas. E tendo a Semana Nacional do Trânsito como referência, que teve início no dia 18 e segue até 25 de setembro, a Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu) reforça a importância de seguir rigorosamente as leis de trânsito. O avanço do sinal vermelho também preocupa por ser uma das principais causas de colisões e atropelamentos.

O cinto de segurança é um dispositivo simples que serve para proteger a vida e diminuir as consequências dos acidentes. Ele impede, em caso de colisão, que o corpo se choque contra o volante, painel e para-brisas, ou que seja projetado para fora do carro.

O avanço do sinal vermelho também é um tipo de infração de trânsito comum, sendo uma das principais causas de acidentes. De acordo com a Smomu, até agosto de 2021 mais de 8.500 condutores foram flagrados pelas câmeras de monitoramento avançando o sinal vermelho.

“Queremos reforçar que a responsabilidade no trânsito não serve apenas para evitar multas, mas, principalmente, que o respeito traga a segurança no trânsito que todos nós precisamos e temos direito”, comentou o secretário de Ordem e Mobilidade Urbana, Fabrício Medeiros.

“Embora a Semana Nacional do Trânsito seja uma ação educativa pontual, pedimos aos nossos condutores que respeitem as normas e reflitam sobre elas, seja na condição de motorista, ciclista ou pedestre”, finalizou Fabrício, lembrando que o respeito no trânsito inclui o respeito a todos os outros usuários das vias. “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas", concluiu.