DIA NACIONAL DE COMBATE E PREVENÇÃO À TROMBOSE: RAUL SERTÃ REALIZA EXAME EXCLUSIVO PARA PACIENTES INTERNADOS

Publicado em: 16/09/2021 17:55 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Gabriela Gouvêa

DIA NACIONAL DE COMBATE E PREVENÇÃO À TROMBOSE: HOSPITAL RAUL SERTÃ REALIZA EXAME EXCLUSIVO PARA PACIENTES INTERNADOS

No dia 16 de setembro é celebrado o Dia Nacional de Combate e Prevenção à Trombose, que é uma condição que afeta o corpo humano por meio da formação de um ou mais coágulos que acabam por impedir o fluxo sanguíneo de fluir normalmente por dentro das artérias.

O objetivo dessa data é alertar a população sobre os riscos e as prevenções à trombose, que pode acontecer espontaneamente, por meio de doenças crônicas ou inflamatórias e até mesmo como consequência da contaminação pela covid-19.

No Hospital Municipal Raul Sertã, a Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza o exame do Dímero-D, que é utilizado para auxiliar no diagnóstico ou para afastar a hipótese de doenças ou quadros trombóticos.

Na rede SUS esse exame não é oferecido, mas através de um processo licitatório, Nova Friburgo adquiriu o equipamento para a realização da análise nos pacientes que estão internados na unidade e que possuem pedido médico.