NOTA DE ESCLARECIMENTO

Publicado em: 16/09/2021 17:01 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Gabriela Gouvêa

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria Municipal de Saúde recebeu na quarta-feira, 15, a nota técnica da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 do Ministério da Saúde revogando a orientação anterior de vacinar adolescentes sem comorbidades. De acordo com o documento, a recomendação foi revisada, e agora, a vacinação deve acontecer nos jovens com 12 a 17 anos que apresentam deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade.

Ainda segundo o Ministério da Saúde, apesar da autorização da Anvisa no uso do imunizante para esse grupo, sempre que for necessário, as decisões serão revisadas.

A Prefeitura de Nova Friburgo reitera que segue adotando as determinações do Governo Federal e Estadual sobre as ações em relação a vacinação contra a covid-19 no município, assim como, acata as orientações de órgãos competentes como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ANVISA.

A Subsecretaria de Atenção Básica e a Coordenação de Imunização acompanharão os adolescentes que foram vacinados e continuarão realizando a aplicação da primeira dose da Pfizer em jovens com comorbidades, conforme a nova instrução.

O Município ressalta que além da autorização da ANVISA para o uso da Pfizer nos adolescentes, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), que participa das decisões sobre os rumos do Plano Nacional de Imunizações, divulgou nota afirmando que a vacinação é segura e será necessária. Agora, a Subsecretaria de Atenção Básica e Coordenação de imunização irão aguardar por uma nova orientação e o posicionamento da ANVISA quanto à aplicação de segunda dose para aqueles adolescentes que receberam a primeira.