MOBILIDADE URBANA ORGANIZA O ACESSO A OLARIA ATRAVÉS DE FAIXAS NA ROTATÓRIA DO PAISSANDU

Publicado em: 15/09/2021 19:33 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Eloir Perdigão

O trabalho de recuperação e melhoria da sinalização segue por toda a cidade de Nova Friburgo, facilitando a condução dos veículos para quem passa pelo Centro, bairros e distritos. Centro, Conselheiro Paulino, Chácara do Paraíso, Nova Suíça e o Paissandu foram os locais contemplados recentemente pela Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu), conforme entendimentos do prefeito Johnny Maycon com secretário Fabrício Medeiros.

CONSELHEIRO PAULINO - Na Rua Albertino Quadro Gama, em Conselheiro Paulino, o ponto de parada que havia no número 104 foi realocado para logo à frente, no número 106, dando lugar à vaga de carga e descarga das 6h às 13h e tornando-se de curta-duração nos demais horários. Essa combinação, segundo Fabrício, busca tanto atender o entorno em relação à ausência de locais para abastecimento dos estabelecimentos, quanto manter a rotatividade do espaço nos demais horários, dando oportunidade para que seja possível se utilizar do comércio e prestadoras de serviços. No horário entre 13h e 6h, os motoristas devem se lembrar de acionar o pisca-alerta e ficar atentos ao tempo máximo de 30 minutos.

CHÁCARA DO PARAÍSO - Sempre preocupada em garantir a percepção da sinalização para sua real eficácia, sobretudo a de evitar sinistros de trânsito, a equipe de sinalização da Smomu realocou a placa de parada obrigatória existente na interseção entre a Avenida Nossa Senhora do Amparo e a RJ-150 (Nova Friburgo-Amparo-São José do Ribeirão). Além disso, foi reforçada a obrigação de imobilizar o veículo através da pintura de linha de retenção.

NOVA SUÍÇA - Após a autorização para implantação de novas lombadas no bairro Nova Suíça e execução pela Secretaria de Obras, a equipe de sinalização de trânsito da Smomu realizou a pintura (que será refeita depois de 30 dias, pois o asfalto novo suga boa parte da tinta) e também o plaqueamento, com sinais de saliência ou lombada. Há projetos de implantação de outras lombadas no bairro, assim como em diversos outros locais, contribuindo com a moderação de velocidade e melhorando a segurança em pontos críticos. Fabrício chama a atenção para o fato de estar mais confortável passar sobre lombadas, considerando as que foram construídas este ano. “Estamos utilizando o padrão nacional normatizado pelo Contran e aos poucos vamos fazer a adequação das construídas de 2020 pra trás. E este ano já ajustamos algumas”.

CENTRO/PAISSANDU - Seguindo o planejamento de priorizar, aprimorar e dar mais ênfase ao deslocamento e travessias de pedestres, foram implantadas mais três faixas no Centro. Dessa vez a intervenção foi no entorno entre a Avenida Itália e ruas Comandante Ribeiro de Barros e José Nahum Bechara. A Avenida Campesina e a Rua Leuenroth também receberão faixas em suas interseções.

E aprimorando o serviço realizado anteriormente, buscando maior clareza e induzindo o correto posicionamento dos condutores nas faixas de circulação, aumentando a fluidez, as equipes de planejamento e sinalização da Smomu realizaram nova intervenção na Praça Marcílio Dias, com a colocação de placa indicativa de sentido do lado esquerdo, com seta direcional oblíqua à esquerda, para o Rio de Janeiro, e sentido em frente para Olaria, além da colocação de placa indicativa de posicionamento da pista com a informação Olaria / faixas 2 e 3; implantação de legendas no pavimento enumerando as faixas 1, 2 e 3; e implantação de linha contínua entre as faixas 1 e 2, impedindo a transposição entre elas nas imediações do acesso à Olaria, devendo o condutor realizar tal manobra com antecedência, deixando livre a faixa 1.