FUNDAÇÃO DOM JOÃO VI RECEBE DIPLOMA HELONEIDA STUDART DE CULTURA, CONCEDIDO PELA ALERJ

Publicado em: 09/09/2021 17:53 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Daniele Eddie

A Fundação Dom João VI de Nova Friburgo foi premiada com o Diploma Heloneida Studart 2020/2021, concedido pela Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), como um instrumento de reconhecimento e estímulo às boas práticas culturais. Devido à pandemia e conforme o regulamento, este ano a premiação ocorrerá em novembro, de forma adaptada.

A escolha dos agraciados é feita anualmente por uma comissão composta por membros da Mesa Diretora e da Comissão de Cultura da Alerj. Para o presidente da Fundação Dom João VI, Luiz Fernando Dutra Folly, essa homenagem serve de estímulo. “Essa premiação mostra que os trabalhos desempenhados na fundação tiveram um papel importante no Estado do Rio de Janeiro, que mereceram o reconhecimento da Assembleia Legislativa. Mostra que, apesar dos desafios, nosso caminho vai seguir na constância visando o crescimento das atividades".

Diferentemente de outras edições, neste ano não haverá uma cerimônia presencial de entrega do diploma. Desta vez, os agraciados tomarão as telas da TV Alerj em um especial a ser exibido no dia 05 de novembro, Dia Nacional da Cultura.

SOBRE A FUNDAÇÃO DOM JOÃO VI:
É a guardiã da memória friburguense. Foi criada há 11 anos, no dia 29 de dezembro de 2009, pela Lei Municipal 3.836/2009, com a missão de preservar e difundir a história de Nova Friburgo e região. Divide-se nas seguintes funções: o Departamento de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural e o Programa de Educação Patrimonial; o museu; o Arquivo Pró-Memória e o Núcleo de Desenvolvimento Digital e o Departamento de Gestão de Projetos. É composta por um conselho e uma sociedade de amigos.

DIPLOMA HELONEIDA STUDART:
Criado em 2009 pela Resolução 874/2009, o diploma carrega o nome da escritora e também ex-deputada estadual Heloneida Studart. Ela se destacou por abordar pautas feministas na política e por suas produções literárias. Desde a criação do diploma, diversos artistas e instituições voltados à promoção da cultura no estado já receberam a honraria.

A premiação contempla pessoas e instituições em diversas áreas culturais: artes cênicas e visuais, audiovisual, literatura, música, gastronomia, dentre outras. A edição do Diploma Heloneida Studart de 2021 homenageia os centenários do educador Paulo Freire, da atriz Ruth de Souza e da dramaturga Maria Clara Machado, além dos 150 anos de Benjamim de Oliveira, o primeiro palhaço negro do país, e dos 100 anos da cantora Elizeth Cardoso – completados em 2020, ano em que o Diploma Heloneida Studart foi cancelado em virtude da pandemia de coronavírus.