SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL ANUNCIA NOVO LOCAL DO PONTO DE APOIO, EM MURY

Publicado em: 19/08/2021 18:00 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Guilherme Alt

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL ANUNCIA NOVO LOCAL DO PONTO DE APOIO, EM MURY

Anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira, no novo espaço, onde funcionava a casa de passagem. Local passará por reformas pontuais

A Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos, Trabalho e Políticas Públicas para Juventude, anunciou na manhã desta quinta-feira, 19, que o ponto de apoio fixo localizado em Duas Pedras, e o provisório, que funciona na Escola Municipal Dante Magliano, na Ponte da Saudade, vão passar a funcionar em Mury, na antiga casa de passagem.

O secretário de assistência social, Marcinho Alves, junto com sua equipe, identificou a necessidade da mudança e rapidamente providenciou recursos para que o novo local esteja pronto para receber os assistidos.

Em parceria com as secretarias de Obras e de Serviços Públicos, foram iniciadas as obras de reforma da nova sede do ponto de apoio. “O espaço é amplo e está em boas condições. No entanto, o local precisa de uma pintura, atenção na parte elétrica, hidráulica, capina, limpeza e outros reparos pontuais. Em pouco tempo os acolhidos já vão poder vir para cá e contarão com uma estrutura de qualidade”, disse o secretário.

O anúncio da nova sede coincide com o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, em memória ao acontecimento conhecido como “Massacre da Sé”, em 2004, no qual sete pessoas foram assassinadas e oito ficaram gravemente feridas enquanto dormiam na região da Praça da Sé, capital paulista. Tal fato desencadeou o início da mobilização de grupos da população em situação de rua para construir o Movimento Nacional da População de Rua, em uma contínua luta pela garantia de direitos.

E não é apenas dar abrigo aos acolhidos. De acordo com Marcinho, a equipe da secretaria tem trabalhado para reinserir as pessoas na sociedade e afirma que em breve os assistidos terão uma rede de apoio ainda maior. “Não queremos simplesmente que eles frequentem o ponto de apoio para dormir. Queremos que eles tenham um teto definitivo e possam caminhar com as próprias pernas. A nossa ideia é que sejam ofertados cursos profissionalizantes e que tenhamos parcerias com empresas para que eles consigam um bom emprego. Para alguns dos acolhidos já conseguimos aluguel social. É uma grande conquista”, comemorou o secretário, que também agradeceu o apoio da Secretaria Municipal de Educação por ceder o espaço da Escola Dante Magliano durante os dias mais frios do ano.