PARCEIROS GARANTEM SUCESSO DA CIDADE INTELIGENTE NESTES SEIS ANOS DE EXISTÊNCIA

Publicado em: 18/08/2021 16:53 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF

PARCEIROS GARANTEM SUCESSO DA CIDADE INTELIGENTE NESTES SEIS ANOS DE EXISTÊNCIA

A Cidade Inteligente completa, neste mês de agosto, seis anos de existência. E ao longo de sua história, importantes parceiros e instituições contribuíram para o sucesso deste projeto, pioneiro no interior do Estado do Rio de Janeiro. Com tecnologia integrada a um sistema capacitado, os agentes da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, Defesa Civil e Mobilidade Urbana, podem monitorar o que acontece no trânsito e em logradouros públicos, proporcionando mais segurança à população friburguense.

A Cidade Inteligente é um programa municipal vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissionalizante e Superior. Outras secretarias são parceiras, a exemplo da Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana, que disponibiliza câmeras de trânsito e guardas municipais para que estejam sempre acompanhando as dinâmicas dispostas nas telas da central. Já a Secretaria Municipal de Defesa Civil auxilia no monitoramento de inundações, encostas e catástrofes, a fim de antecipar informações preventivas à população.
A parceria também se estende à população e empresários, com a integração de câmeras particulares voltadas para logradouros ao sistema de monitoramento.

O secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissionalizante e Superior, José Loyola Bechara, falou dos benefícios do apoio do empresariado local cedendo as imagens. "Assim conseguimos ampliar nosso alcance, possibilitando, inclusive, a solução de diversos incidentes”.

O sistema conta com 195 câmeras espalhadas por toda Nova Friburgo e a central de operação tem o monitoramento 24 horas de forma automática e com o suporte de agentes que ficam de plantão no local, todos os dias da semana. Para o coordenador de inclusão digital, Maurício Marques, este é um importante instrumento de segurança pública e de trânsito. "Hoje somamos 800 casos solucionados graças às nossas câmeras. E nestes seis anos as pessoas já entenderam a importância da Cidade Inteligente e de ter um município mais seguro, tanto para os cidadãos friburguenses quanto para os turistas que visitam a nossa belíssima cidade”.