DOCUMENTO DE ORIENTAÇÃO CURRICULAR DO MUNICÍPIO DE NOVA FRIBURGO SERÁ CRIADO COM A PARTICIPAÇÃO DOS DOCENTES

Publicado em: 12/08/2021 17:37 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Maira Queiroz

A Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), junto ao Conselho Municipal de Educação e em nome do Comitê Gestor da Base Nacional Comum Curricular (BNCC - grupo instituído por diferentes representantes da educação e sociedade), convida os educadores friburguenses para a construção do Documento de Orientação Curricular que contemple as necessidades e características do território do município.

Frutos de profundas pesquisas e amplos debates, a BNCC, homologada em 2017, e o Documento de Orientação Curricular do Estado do Rio de Janeiro (DOC-RJ), em 2019, passaram a  orientar o currículo e o trabalho pedagógico nas escolas do município. Agora chegou a hora de construir o documento curricular da  cidade. A ideia é instituir grupos de trabalho que se reunirão quinzenalmente para realizar este debate e construir, coletivamente e democraticamente, um registro que represente todas as especificidades do processo de ensino em Nova Friburgo.

As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de agosto através de um link virtual que será disponibilizado pela gestão de cada unidade escolar. Podem se inscrever educadores das escolas públicas e privadas. As inscrições serão confirmadas e grupos de trabalho serão formados, por segmentos e componentes curriculares, pelo aplicativo WhatsApp, nos dias 26 e 27 de agosto. Os encontros quinzenais terão início no dia 30 do mesmo mês.

Outras informações na SME, com Roberta Cristane, cordenadora de Pedagogias Diferenciadas, pelo e-mail  robertacordeiro@sme.novafriburgo.rj.gov.br ou pelo telefone 2533-2537, ou com  Érica Guimarães Ferreira, secretária-geral do Conselho Municipal de Educação, pelo e-mail f.guimaraes.erika@gmail.com.