SEAPp, SETOR DE ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO, COMEMORA 14 ANOS DE EXISTÊNCIA EM NOVA FRIBURGO

 

Publicado em: 10/08/2021 18:57 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Maira Queiroz

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SEAPp, SETOR DE ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO, COMEMORA 14 ANOS DE EXISTÊNCIA EM NOVA FRIBURGO  

Criado no dia 7 agosto de 2007, o Serviço de Estudo e Atendimento Psicopedagógico (SEAPp) é um setor da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Nova Friburgo que oferece atendimento psicopedagógico clínico às crianças e adolescentes matriculados nas escolas da rede municipal de ensino com foco no desenvolvimento da aprendizagem do indivíduo. Os polos de atendimentos são distribuídos estrategicamente, para atender ao Centro, Conselheiro Paulino, Olaria, Ponte da Saudade, São Geraldo, Chácara do Paraíso, Riograndina, Campo do Coelho, Salinas, Conquista e Centenário. O setor tem capacidade para atender 330 alunos presencialmente, porém, na modalidade remota, está assistindo a 123 estudantes. 

A qualidade do trabalho desenvolvido é de excelência. Os atendimentos são registrados em documentos oficiais para ciência de toda a comunidade escolar. Todo o trabalho é estudado e partilhado em equipe, com trocas científicas atualizadas, para que o conhecimento teórico e prático da psicopedagogia, nas ações clínicas com as crianças e adolescentes atendidos, possa propiciar a intervenção necessária de forma a refletir positivamente nos processos de aprendizagem de cada estudante.

Em 13 de março de 2020, com a decretação da suspensão das aulas presenciais e, consequentemente, com a impossibilidade da utilização dos espaços utilizados nas escolas, a equipe mobilizou-se na busca ativa das crianças já registradas no quadro de atendimento, e manteve o atendimento daquelas em situação de contrato inicial, para assegurar os vínculos estabelecidos e prosseguir com os atendimentos. Considerando o contexto da pandemia e o isolamento social, nasceram novas possibilidades e novos olhares do fazer psicopedagógico como a assistência virtual, enquanto movimento de uma ação transformadora, capaz de provocar reflexões, ainda que inconscientes. 

Para os aprendizes atendidos pelo SEAPp, a frustração trazida pela privação do ambiente físico escolar e a falta do convívio com os amigos e professores favoreceu uma estagnação intelectual. A falta de interesse e de estímulos precisou ser, pacientemente, resgatada nas sessões ofertadas. 

Maristela Torres, coordenadora do SEAPp, comentou que as crianças que têm dificuldades, problemas ou transtornos de aprendizagem, quando chegam para serem atendidas, normalmente estão com a autoestima muito baixa por já terem vivenciado vários fracassos na trajetória escolar. "Nos atendimentos, elas são olhadas em suas potencialidades e não em suas dificuldades. Elas vivenciam situações de sucesso e começam a acreditar em suas potencialidades. É também nos atendimentos que os alunos recebem o apoio necessário para atuarem de forma mais autônoma e serem protagonistas no seu processo de aprendizagem. Este é o maior benefício.” concluiu Maristela.