PREFEITURA CONTINUA COM LIMPEZA E DESOBSTRUÇÃO DE BUEIROS

Publicado em: 05/08/2021 17:34 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Priscila de Lima

PREFEITURA CONTINUA COM LIMPEZA E DESOBSTRUÇÃO DE BUEIROS

A Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria de Serviços Públicos, está dando sequência no trabalho de limpeza de bueiros. O trabalho é preventivo, fundamental para evitar enchentes e inundações no período de chuva. O serviço consiste na retirada de terra e lixo, além da desobstrução com o caminhão vacall, feita através de uma mangueira que solta jatos de água em uma potência alta e que percorre a tubulação.

“Esse é um serviço recorrente realizado pela Secretaria de Serviços Públicos e visa a desobstrução de bueiros para evitar maiores complicações causadas pelas chuvas em nossa cidade. Todos os bueiros, nas ruas em que passamos, são vistoriados e, caso esteja entupido, realizamos o trabalho de limpeza e, posteriormente, o serviço é comtemplado com o caminhão vacal, que desobstrui manilhas” – comentou o secretário de Serviços Públicos, Eduardo Trigo.

Recentemente, as ações de limpeza de bueiros contemplaram a Avenida Euterpe Friburguense e as Ruas Sete de Setembro e Almirante Barroso, no Centro. No Nova Suíça, como parte do mutirão de limpeza, todos os bueiros foram revisados e limpos. Em Duas Pedras, na Rua Francisco Maria Leite, 12 bueiros foram limpos. Em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos, a Subprefeitura de Olaria, Cônego e Cascatinha fez a limpeza e desentupimento dos bueiros ao longo da Rua Araguaia, em Olaria.

Vale lembrar que a conservação dos espaços públicos e o descarte adequado do lixo é de responsabilidade de todos, não apenas do poder público. Vários tipos de resíduos são encontrados nos bueiros, como sacolas e embalagens plásticas, o que impede o escoamento da água das chuvas e causa grandes transtornos. “O lixo jogado na rua é levado pela chuva e vai parar nos bueiros. Jogue o lixo na lixeira, isso é consciência ambiental” – finalizou o secretário Eduardo.