SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DIVULGA BALANÇO DE AÇÕES DE ACOLHIMENTO À PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA

 

Publicado em: 04/08/2021 18:17 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Guilherme Alt

Whatsapp

 

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DIVULGA BALANÇO DE AÇÕES DE ACOLHIMENTO À PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA


No último dia 28, o prefeito Johnny Maycon, através da portaria nº 1.554, criou o Grupo de Trabalho de Combate aos Riscos Humanitários Causados por Condições Climáticas Severas.  Entende-se por Condições Climáticas Severas, toda alteração climática capaz de gerar danos sociais irreparáveis, como o frio, chuvas torrenciais dentre outros fenômenos climáticos. 

O Grupo de Trabalho é composto pelas seguintes Secretarias e Subsecretarias Municipais: Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos, Trabalho e Políticas Públicas para a Juventude; Secretaria Municipal de Saúde; Secretaria Municipal de Educação; Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana; Secretaria Municipal de Gabinete; Secretaria Municipal de Defesa Civil; Subsecretaria Municipal de Comunicação.

Ainda de acordo com a portaria, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos, Trabalho e Políticas Públicas para a Juventude planejará as ações do Grupo de Trabalho, elaborando o plano de ação e coordenando a equipe multidisciplinar. 

A Secretaria de Assistência social conta com o trabalho de abordagem e acompanhamento sistemático às pessoas em situação de rua, sendo esse serviço referenciado ao equipamento CREAS – Centro de referência especializado de assistência social. O equipamento conta com diversas outras prestações de serviço à população e neste em específico, o usuário só é atendido se quiser.

Atualmente o município conta com um ponto de apoio para as pessoas em situação de rua que fica localizado em Duas Pedras (o mesmo que a população já tem conhecimento), esse ponto de apoio conta atualmente com 08 pessoas, em acompanhamento sistemático pelo CREAS, sua equipe e encaminhados para outros locais em casos de necessidade.  

Diante da notícia de que nos últimos dias nossa cidade enfrentaria temperatura extremamente baixas, a Secretaria de Assistência Social realizou uma parceria com diversos setores da prefeitura para que fossem realizadas abordagens noturnas e abrigamento emergencial às pessoas em situação de rua que quisessem acolhimento.  

As abordagens têm sido feitas desde a última quinta-feira (29), com a presença de uma van especial da Sec. de Saúde, em conjunto com a Sec. de Assistência Social e com a Guarda Municipal. A estrutura conta ainda com uma gama de profissionais para realizar as abordagens de forma mais humanizada possível e para aqueles que aceitam, é disponibilizado o transporte, uma roupa, banho, jantar, local para dormir, café da manhã. Também é ofertado o acompanhamento sistemático pela rede sócio assistencial, para aqueles que desejarem.  

As abordagens têm ocorrido diariamente, tendo início às 18h e com término a meia noite. Todos os acolhidos são encaminhados a Escola Municipal Dante Magliano, na Ponte da Saudade. No local é disponibilizado alimentação, higiene, acompanhamento profissional e segurança.

Balanço do GT

Na última quinta-feira (29), foram realizadas 18 abordagens, com 8 moradores acolhidos. Na sexta-feira (30), foram realizadas 25 abordagens, com 11 pessoas acolhidas. No sábado (31), foram realizadas 23 abordagens, com 12 acolhimentos. No domingo (1), foram realizadas 25 abordagens, com 13 abrigamentos. Na segunda-feira (2), foram realizadas 22 abordagens com 13 abrigamento. 

O atual titular da pasta, Marcinho Alves, busca ainda a possibilidade de ofertas de outros serviços para a população em situação de rua o município.

É importante destacar, também, que apesar desse acolhimento emergencial, a Secretaria de Assistência Social continua a realizar atendimento às pessoas em situação de rua no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que fica na Rua Carlos Magno do Valê, 26 - Centro, das 09:00 horas às 17:00 horas, de segunda a sexta.