ESCOLA CEFFA FLORES RECEBE VISITA DE SECRETÁRIO DE AGRICULTURA

Publicado em: 18/06/2021 17:58 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Maira Queiroz

ESCOLA CEFFA FLORES RECEBE VISITA DE SECRETÁRIO DE AGRICULTURA

As diversas pastas da Prefeitura de Nova Friburgo, quase sempre, realizam trabalhos em conjunto e esta cooperação só agrega ainda mais qualidade ao que vem sendo implantado no município. Nesta semana, no dia 16, quarta-feira, o secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Marcelo Silva, esteve na Escola Municipal Ceffa Flores de Nova Friburgo, em Vargem Alta, a convite dos professores da área técnica. A visita do secretário estava ligada ao tema do Plano de Estudos (PE) do 7º ano, mas, aproveitando a oportunidade, o debate foi estendido aos alunos das demais séries, uma vez que a escola está na semana de trabalho exclusivo da Pedagogia da Alternância.

A Pedagogia da Alternância, através de seus instrumentos pedagógicos e a partir da participação dos jovens, é uma ferramenta ativa de articulação coletiva que promove ações no contexto da Educação do Campo. “A visita do secretário de Agricultura, Marcelo Silva, ao CEFFA Flores foi um marco importante, principalmente frente aos desafios vivenciados pelos produtores rurais, neste momento de pandemia. Trocar ideia com os alunos e demonstrar que o poder público, a partir das secretarias, pode estar caminhando junto com a comunidade, é um grande passo para o fortalecimento da agricultura familiar em nosso município” – comentou a professora de Técnicas Agropecuárias, Maria Clara Estoducto.

A diretora Lúcia Ferreira Amorim, da CEFFA Flores, comentou que a ida do Marcelo agregou bastante aos alunos, foi possível a realização de questionamentos sobre a situação da localidade, sobre a coleta do descarte de embalagens de agrotóxicos, o que é de suma importância para a comunidade, entre outros temas.

“O Marcelo se comprometeu a buscar parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e eu disponibilizei a escola como ponto de coleta da comunidade, para embalagens de agrotóxicos. Nossa escola é uma escola agrícola e nossos professores da  área técnica ministram aulas que desenvolvem temas bem inseridos nas propostas da Secretaria de Agricultura, além das aulas teóricas e práticas.”

Marcelo Silva, secretário de Agricultura do município, comentou sobre a importância dessa interação com os alunos e sobre abordar temas relevantes para a educação dos alunos.

“Para nós foi muito importante este contato com os alunos, porque, em sua maioria, são filhos de agricultores da região de Vargem Alta. E poder colocar a função da nossa secretaria de Agricultura, passar os trabalhos da Prefeitura, o que a gente pode fazer pela comunidade, e colocar para eles a importância da participação da comunidade. Então, desde cedo, é relevante debater e saber a função do poder público e qual a deles, como cidadãos.”