Com objetivo de dar mais fluidez ao trânsito, em um ponto de importância na conexão do Centro, Bairro Ypu, Olaria e bairros adjacentes, o Paissandu está recebendo uma série de intervenções:

- Está sendo criada uma terceira faixa, que será utilizada de forma exclusiva para os veículos que estejam seguindo em direção à Olaria. A nova pista terá início na avenida Padre Roberto Saboya de Medeiros e continuará pela rotatória, no espaço adquirido pela demolição de um antigo ponto de ônibus.

- A rua Nilo Peçanha terá mão única em direção ao viaduto. Isso facilitará o acesso para veículos vindos de Olaria e bairros adjacentes.

- Abertura do acesso entre a rua Nilo Peçanha e a Leuenroth. Desta forma, será possível chegar à Avenida Alberto Braune, vindo de Olaria, sem precisar acessar a rotatória.
O acesso à Avenida Rui Barbosa sofre um afunilamento em frente à rua Henrique Zamith, onde recebe veículos vindos da RJ 150 e da Avenida Presidente Costa e Silva. Esse local fica com tráfego muito intenso nos horários de maior movimento e os engarrafamentos são constantes. Para melhorar a fluidez do trânsito, está em construção uma terceira pista de rolamento, que ficará localizada entre as ruas Henrique Zamith e Padre Yabar.
Atualmente, para ir de Conselheiro Paulino ao Bairro Ypu é inevitável acessar a Avenida, dividir espaço com ônibus e caminhões e enfrentar engarrafamentos que acontecem em vários momentos do dia. Para melhorar o trânsito de veículos leves que fazem este itinerário, intervenções pontuais como inversão nos sentidos de algumas ruas, proibição de estacionamento parcial ou total, instalação de semáforos, entre outros, permitirão um caminho alternativo entre os bairros. Acompanhe:

O motorista poderá acessar a Avenida Nossa Senhora do Amparo (RJ 150) até a fábrica Haga para chegar à Avenida Euterpe Friburguense em frente à Loja Suzuki Motos (passando em frente à Universidade Cândido Mendes). Deste ponto, deverá atravessar a praça do bairro Vilage e acessar a Rua Carlos Eboli através da Rua Augusto Spinelli. O caminho continua pelas Braunes, subindo pela Rua Carlos Alberto Braune e descendo no Parque Santa Elisa pela Rua Antônio Lopes Sertã. Assim, o motorista poderá acessar a RJ 116 no Bairro Ypú, ao lado da concessionária Fiat.