Meio Ambiente e Desenv. Urbano Sustentável - Distritos e Bairros

APRESENTAÇÃO

O Município de Nova Friburgo possui 935 km² e tem seu território dividido em 8 distritos. Os distritos são unidades administrativas estabelecidas na maioria dos casos por Lei Municipal. Todo município possui ao menos um distrito, denominado Distrito Sede que abriga a cidade, mas normalmente os municípios possuem mais de um distrito.

A divisão de Nova Friburgo em distritos é da seguinte forma: 1° Distrito (Sede); 2° Distrito (Riograndina); 3° Distrito (Campo do Coelho); 4° Distrito (Amparo); 5° Distrito (Lumiar); 6° Distrito (Conselheiro Paulino); 7° Distrito (São Pedro da Serra) e 8° Distrito (Mury).

Os Distritos Sede e de Conselheiro Paulino são os mais urbanizados que concentram cerca de 80% da população do município e também as atividades econômicas e os serviços.

O Distrito de Campo do Coelho possui áreas de grande produção agrícola e fortes atrativos de eco turismo.

Os Distritos de Amparo e Riograndina também possuem áreas de produção agrícola e grande potencial para o turismo rural.

Os Distritos de Lumiar, São Pedro da Serra e Mury possuem grandes áreas cobertas de Mata Atlântica preservada e são polos de gastronomia e turismo ecológico. Destaca-se ainda a grande produção de flores de corte na região de Vargem Alta localizada no Distrito de São Pedro da Serra.

O Município de Nova Friburgo possui 40 bairros, que foram oficializados pela Lei Municipal 4.692/2019. Estes bairros estão localizados nos Distritos Sede (1°) e de Conselheiro Paulino (6°), que são os distritos mais urbanizados e populosos do Município.

Foram delimitados a partir das características históricas de ocupação, do reconhecimento por parte da população e das características naturais do relevo e da hidrografia dessas áreas.

Os bairros constituem divisões administrativas intra-urbanas para uma organização do território municipal, em diversas de ações de planejamento e gestão. De acordo com projeções do IBGE aplicadas aos setores censitários, o bairro mais populoso de Nova Friburgo é Olaria que possui aproximadamente 19 mil habitantes, seguido pelo Centro que possui aproximadamente 18 mil habitantes.

Os demais distritos do município possuem suas vilas, que correspondem às áreas urbanas dos distritos, além de grandes localidades com características predominantemente rurais. Estas grandes localidades não possuem uma delimitação estabelecida por lei, apenas o reconhecimento histórico por parte da população em geral.

Os bairros do Município de Nova Friburgo estão divididos da seguinte forma:

1° Distrito (Sede): Bela Vista, Braunes, Cardinot, Cascatinha, Catarcione, Centro, Chácara do Paraiso, Cônego, Cordoeira, Córrego Dantas, Duas Pedras, Fazenda Bela Vista, Granja Spinelli, Lagoinha, Nova Suiça, Olaria, Parque Dom João VI, Parque São Clemente, Perissê, Ponte da Saudade, Rio Grande de Cima, Santa Luzia, São Geraldo, Sitio São Luiz, Tinguelly, Vale dos Pinheiros, Vargem Grande, Varginha, Village, Ypu.

6° Distrito (Conselheiro Paulino): Alto do Catete/Furnas, Conselheiro Paulino, Fazenda da Laje, Jardim Califórnia, Jardim Ouro Preto, Maria Teresa, Parque das Flores, Parque dos Lagos/Córrego Fundo, Prado, Rui Sanglard.