Turismo - Gastronomia

       

Clique nas imagens para ampliar 

 

A Gastronomia permeia a história de Nova Friburgo. Pelo fato de contar com a participação de vários países colonizadores em seu processo de desenvolvimento, o município foi incorporando em sua gastronomia características especiais que, através da criatividade e da competência dos chefs friburguenses, consolidaram as influências dessas nações em receitas de inigualável sabor. 

Seja pela diversidade, pelo requinte, ou mesmo pela tradição, a gastronomia friburguense sempre irá merecer destaque nos mais variados níveis e cenários possíveis.

Hoje reconhecida pelas belezas naturais, pelo progressivo Polo Cervejeiro e pela saborosa e diversificada Gastronomia, Nova Friburgo é o lugar ideal para comer, beber e amar.

 

POLO GASTRONÔMICO DE MURY

Referência gastronômica de Nova Friburgo, Mury (8º Distrito), no topo da serra, oferece uma deliciosa variedade de restaurantes. No Polo Gastronômico de Mury, os visitantes podem saborear cardápios que passeiam pelas cozinhas austríaca, alemã, francesa, portuguesa e italiana, além de uma especial dieta vegetariana, sempre acompanhados de boas cervejas artesanais. 

 

POLO GASTRONÔMICO DO CÔNEGO

No boêmio bairro do Cônego, próximo ao centro da cidade, estão localizados bares e restaurantes que oferecem tipos variados de gastronomia. Desde um maravilhoso hambúrguer artesanal à tradicional culinária alemã, passando por pizza com massa de batata, comida japonesa e cortes nobres de carne.    

 

POLO GASTRONÔMICO LUMIAR & SÃO PEDRO DA SERRA

Os bares e restaurantes dos charmosos distritos de Lumiar e São Pedro da Serra também são excelentes opções para desfrutar da saborosa gastronomia friburguense. O Polo Gastronômico Lumiar & São Pedro da Serra tem como missão fomentar e fortalecer a gastronomia e a cultura locais, com sustentabilidade, oferecendo produtos de alta qualidade, diversificados e certificados. 

Dentre as iguarias locais, destaque para a famosa e tradicional pizza com massa de aipim. Feita em vários sabores, com ingredientes fresquinhos, é uma deliciosa e imperdível exclusividade gastronômica da região.  

 

CERVEJAS ARTESANAIS

Nova Friburgo é um paraíso cervejeiro em meio às montanhas.

Em 14 de maio de 2018, a Lei Estadual nº 7954 criou o Polo Cervejeiro Artesanal da Região de Nova Friburgo, com a finalidade de consolidar a região como produtora de cerveja artesanal, congregar e organizar a defesa dos interesses do segmento, promover a cultura cervejeira e apresentar medidas benéficas ao desenvolvimento do turismo e da indústria local.

O Polo Cervejeiro Artesanal da Região de Nova Friburgo abrange, ainda, os municípios de Bom Jardim, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Itaocara, Macuco, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Trajano de Moraes e São Fidélis.

Nova Friburgo também faz parte da Rota Cervejeira do Rio de Janeiro. Fundada em 2014, a associação reúne atualmente marcas de cervejas de quatro municípios da Serra Fluminense: Guapimirim, Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis.

A fabricação de cervejas artesanais é uma atividade em expansão, que cresce intensamente na cidade, desde a produção do lúpulo até a comercialização final, e vem consolidando a região como berço da nova geração de produtores das cervejas de alta qualidade.   

Diferentes estilos de cervejas artesanais podem ser apreciados nos bares e restaurantes da cidade, bem como nos diversos eventos que acontecem durante todo o ano, unindo a cultura cervejeira à boa música e à saborosa gastronomia local.

Algumas cervejarias de Nova Friburgo são abertas à visitação, possibilitando conhecer as instalações e todo o processo de fabricação da cerveja artesanal.

 

Saiba mais sobre a cultura cervejeira da região... 

 

 

 

PRODUÇÃO DE ORGÂNICOS

A produção de orgânicos em Nova Friburgo está em franca expansão. A agricultura orgânica é um sistema de produção que prima pela saúde dos solos, das plantas, dos animais e dos humanos, gerando emprego e renda de forma sustentável no campo.

Fundado em 1991, o Sítio Cultivar, localizado no distrito de Amparo, é um dos pioneiros na produção de orgânicos no estado do Rio de Janeiro.

Os alimentos produzidos de forma orgânica, isto é, sem a utilização de agrotóxicos, podem ser encontrados no Mercado Municipal de Nova Friburgo - a Coopfeira (tradicional feira das manhãs friburguenses de sábado), nas prateleiras de alguns supermercados e nos restaurantes locais, dando um toque especial à gastronomia friburguense.

 

PISCICULTURA - TRUTA

Além de ser reconhecida pela indústria da moda íntima, pela produção de morangos e pela produção de flores, Nova Friburgo se destaca também como o maior produtor de truta do estado do Rio de Janeiro.

De acordo com a FIPERJ (Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro), a cidade apresenta boas condições zootécnicas para a criação de trutas, como por exemplo, temperatura adequada e boa característica físico-química da água, fornecimento abundante do recurso hídrico e característica geográfica de montanhas.

O alemão Horst Garlipp foi o precursor da implantação da truta no Brasil, mais especificamente em Nova Friburgo. Garlipp investiu, por mais de 40 anos, tempo e dinheiro na criação de trutas, alcançando na década de 1990 a produção de meia tonelada por mês. Com o passar do tempo, o negócio foi despertando o interesse de outros empreendedores.

Dessa forma, a truta de Nova Friburgo, um produto único e exclusivo, passou a protagonizar pratos muito concorridos que atraem cada vez mais turistas e visitantes para a cidade, dinamizando a economia local, aumentando a taxa de ocupação nos meios de hospedagem, motivando um maior fluxo de pessoas em bares e restaurantes e gerando emprego e renda para a população.

Anualmente, durante o mês de novembro, é realizado o Festival da Truta, com a participação de diversos restaurantes da cidade. Além dos chefs prepararem pratos especiais para o período, muitos ensinam as suas melhores receitas à base de truta.

 

O POLO GASTRONÔMICO DE NOVA FRIBURGO é o resultado da união dos empresários locais e tem como objetivo fortalecer a Gastronomia e o Turismo de nossa cidade, através de uma viagem pelos sabores.

Clique abaixo e conheça!