Parceria com universidades viabiliza letramento em Ciências e Saúde para professores da rede municipal de ensino

Publicado em: 08/07/2020 17:50 | Fonte/Agência: Secom

O Projeto LETRAMENTOS, CIÊNCIA & SAÚDE, criado por professores do grupo de pesquisa constituído por pesquisadores de educação e saúde da UFF, UFRJ e UFRRJ, foi oferecido por representantes das universidades à Secretaria Municipal de Educação (SME) para realização de curso livre e disponibilização de ferramentas e conteúdos aos professores da Rede Municipal de Nova Friburgo.
Na última quinta-feira, 02, foi realizada reunião virtual entre os professores e pesquisadores que desenvolvem o projeto, entre eles o professor Claudio Fernandes, da UFF de Nova Friburgo, que levou a proposta ao secretário de Educação, professor Marcelo Verly; coordenadores pedagógicos da secretaria e o próprio secretário, para entendimento da proposta.
Por meio da parceria estabelecida entre os entes envolvidos, será oferecido conteúdo que “apoia a alfabetização e a consolidação da leitura, escrita e estimula o aprendizado de ciências.  O material se destina à utilização desde a alfabetização e durante todos os anos iniciais, fazendo um recorte entre experiências vividas em práticas sociais de saúde e os conteúdos e habilidades propostas na BNCC para essas faixas etárias.  Particularmente nesse tempo de enfrentamento da Covid-19, nunca foi tão urgente desenvolver uma formação crítica capaz de compreender e agir com base na ciência”, explicou o professor Claudio Fernandes.
"Abordagem em alfabetização e letramento em ciências através de práticas sociais de saúde" será o tema do curso livre oferecido aos professores da Rede Municipal de Ensino de Nova Friburgo como parte do projeto, além de várias outras ações, como fornecimento de e-book dos cadernos do professor e aluno, 10 videos + 2 lives (abertura e fechamento), atividades extraclasse para o professor; conteúdo modular de acordo com os anos escolares; avaliação do trabalho dos alunos sobre os seguintes temas: corpo humano, boca, saliva, alimentos, higiene e Covid-19.
Uma das ferramentas utilizadas será o canal do YouTube "É para copiar?", que tem por objetivo ser um espaço de diálogo sobre alfabetização, leitura, escrita, letramentos e literatura infantil. A iniciativa tem o apoio da Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas - ABCD e da Academy of Dentistry International - ADI.
“Considero fundamental a parceria da Secretaria com as universidades para implantação do PROJETO LETRAMENTOS, CIÊNCIA & SAÚDE, porque, além de atender às atuais demandas de conhecimento sobre a ciência e os cuidados com a saúde, condiz com a nossa Proposta Pedagógica e promete contribuir muito com a educação de nossos alunos, afirmou a coordenadora dos Anos Iniciais da SME, professora Amanda Angra.
Para o secretário de Educação, “... estreitar relações com o pujante sistema universitário é uma de nossas missões à frente da SME, haja vista a possibilidade do desenvolvimento de projetos que contribuam para a geração de oportunidades para nossos profissionais, em especial nesses tempos tão críticos que ora vivemos.”