Alunos municipais começam a receber kits da agricultura familiar

 

Publicado em: 01/07/2020 16:57 | Fonte/Agência: Secom / Secretaria de Educação

Whatsapp

 

Alunos municipais começam a receber kits da agricultura familiar

Piter Melo Soares, aluno do Maternal III da escola José ALves de Macedo

Alunos municipais começam a receber kits da agricultura familiar


A partir de um complexo trabalho de logística, os alunos da Rede Municipal de Ensino de Nova Friburgo começaram a receber, nessa terça-feira, 30, os kits da agricultura familiar. Mais de 17 mil kits serão montados e distribuídos nas escolas e creches para que sejam repassados aos pais/responsáveis pelos alunos.


Graças à Chamada Pública 001/2020 para aquisição de gêneros alimentícios provenientes da Agricultura Familiar, realizada em janeiro, foi possível adquirir, com verba específica do governo federal, toneladas de alimentos que serão distribuídos até a próxima semana, chegando às 120 unidades, entre escolas e creches, e movimentando a economia local por meio das associações de produtores que participaram do processo.


Os kits estão sendo montados na véspera da entrega e os diretores organizaram, junto aos pais, a forma de retirada, seguindo os protocolos de segurança, utilizando máscaras de barreira e tendo à disposição os protetores faciais feitos em acetato, doados pelo projeto FaceShield, uma parceria estabelecida entre a UERJ e UFF, com as empresas do setor metal mecânico da cidade, do FAB LAB do SENAI, intermediada pela secretaria municipal de Ciência e Tecnologia, ainda durante a gestão do atual secretário municipal de Educação, Marcelo Verly.

 

Os kits são compostos de oito produtos, dentre os seguintes: abóbora, abobrinha, alface, batata doce, beterraba, brócolis, cenoura, couve, couve-flor, espinafre, inhame, repolho, tomate, banana, tangerina ponkan e leite em pó.


O retorno dos diretores que fizeram a distribuição ainda na terça-feira foi emocionante, pois os pais/responsáveis elogiaram os kits e agradeceram, enviando diversas mensagens pelas redes sociais. Mas por se tratarem de produtos perecíveis, os diretores foram orientados a verificar os kits e solicitar aos pais que fizessem o mesmo ao receber os alimentos, pois, havendo algum produto sem condições de consumo, informar na hora ou posteriormente, caso só percebam em casa.