Decreto de Situação de Emergência é reconhecido pelo governo federal

Publicado em: 17/01/2020 17:49

Decreto de Situação de Emergência é reconhecido pelo governo federal

Foi publicado na tarde desta quinta-feira, 16, a portaria 81, no Diário Oficial da União, pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, reconhecendo o decreto que classifica Nova Friburgo em Situação de Emergência. A importância do reconhecimento do governo federal é propiciar que o município, a partir de agora, solicite recursos para a realização de obras de reconstrução e reparos decorrentes das últimas chuvas que assolaram a região serrana do Rio de Janeiro. Os projetos serão enviados de imediato.

Os recursos solicitados serão utilizados em obras nas áreas atingidas, tanto para as vias públicas quanto para assistir às famílias desalojadas. A Prefeitura está ultimando a planilha de custos. Os recursos serão utilizados em duas obras na estrada do Amparo, no Tiradentes e próximo à curva da morte, e em Olaria, na Rua Raul Veiga.

Robson Teixeira, secretário de Defesa Civil, disse que agora é acompanhar os trâmites, que são muitos e os protocolos e documentações que garantam os recursos.
“É muito importante para a cidade a obtenção desta verba, num momento em que os municípios do Brasil estão encontrando dificuldades financeiras. O governo federal está auxiliando na possibilidade de termos recursos em casos de eventos adversos, que foi o caso da forte chuva que gerou complicações em pontos de Nova Friburgo, e a Prefeitura, por meio do Prefeito Renato Bravo e da Defesa Civil, conseguiu esta possibilidade para o reconhecimento da Situação de Emergência” - concluiu Robson.

A assinatura do decreto pelo Prefeito Renato Bravo foi publicado no Diário Oficial do município, no dia 03 de janeiro de 2020.