Trabalho de prevenção à venda de bebidas a menores é intensificado às vésperas do Carnaval 

 

Publicado em: 20/02/2020 19:23

Whatsapp

 

Trabalho de prevenção à venda de bebidas a menores é intensificado às vésperas do Carnaval 

Foto - Claudio Carpi

 

Secretaria de Políticas sobre Drogas visita bares da cidade e comerciantes assinam termo de responsabilidade


Na semana em que se iniciam as festividades do Carnaval e em que também é celebrado o Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo – 20 de fevereiro-, a Secretaria de Políticas sobre Drogas intensificou o trabalho preventivo contra a venda de álcool a menores no comércio de Nova Friburgo. Com o apoio da Guarda Municipal, que está sempre presente em ações como esta, uma equipe da Secretaria visitou bares e barracas e orientou os responsáveis, que assinaram um termo de responsabilidade e se comprometeram a não vender substâncias alcoólicas a menores. 

O secretário da pasta, Daniel Lage, salientou que é obrigatório ao comerciante exigir a apresentação de documento de identidade com foto antes de qualquer venda de bebidas alcoólicas.

“Quem for flagrado comercializando este tipo de substância à pessoas, que não sejam adultas, está sujeito a sofrer sanções penais, já que vender ou fornecer bebidas alcoólicas a menor é crime, passível de multa ou detenção. Nosso objetivo é que os donos de estabelecimentos se conscientizem, para que este tipo de medida não precise ser tomada”.

Matheus Pereira é comerciante e atua na Rua Monte Líbano, uma das mais movimentadas de Nova Friburgo, e considera muito positiva a atuação da Secretaria de Políticas sobre Drogas. 

“Esta é uma ação muito importante porque é cada vez mais comum ver jovens se prejudicando pelo uso abusivo de álcool e sabemos que no período do Carnaval esta prática é potencializada”, disse. 

Quem souber ou flagrar comerciantes praticando a venda de álcool a menor deve fazer a denúncia para a Guarda Municipal, através do 153, ou para o Conselho Tutelar, através do número de telefone do plantão (22-99872-9468).