Publicado em: 20/02/2020 13:14 | Fonte/Agência: Secom

Encontros de mobilização comunitária prosseguem para compor conselho gestor do novo equipamento sociocultural e esportivo do bairro Olaria

A Prefeitura de Nova Friburgo, por intermédio das secretarias municipais de Assistência Social, de Cultura e de Esportes realizou na noite de terça-feira, 18 de fevereiro, na sede do Roqueano Social Clube, o segundo de uma série de encontros de mobilização social para a constituição do conselho gestor do novo equipamento sociocultural e esportivo, anteriormente chamado de Praça CEUs e, agora, denominado Estação Cidadania, em fase de conclusão na Via Expressa.

Equipes das três secretarias, tendo à frente os secretários Mário José Bastos Jorge (Cultura), Cláudia Mara Barbosa (Assistência Social) e Waldemir Veloso (Esportes) organizaram os grupos de moradores, lideranças comunitárias e representantes de instituições e entidades de acordo com cada um dos três setores para priorizar as atividades a serem contempladas no equipamento.

DIA DE OLARIA - No encontro anterior, no dia 11 de fevereiro, foi apresentada solicitação, pela própria comunidade, para que a inauguração da Estação Cidadania seja realizada em 21 de abril, instituído como Dia de Olaria, pela Lei Municipal nº 3.792/2009.

DINÂMICA EM REDE - Conexão, amizade, desafio, acessibilidade; fortalecimento, sabedoria, confiança; solidariedade, lealdade, pró-atividade; equipe, comprometimento, participação; agir, engajamento, articulação, respeito; informação, compartilhar, construção; atenção, oportunidade, amor, e objetividade foram as palavras destacadas na dinâmica de grupo, liderada pela gerente dos Cras, Eliana Mafort, a partir do que cada pessoa interpretava como sendo ‘rede’. Os participantes ‘teceram’ uma rede ao desenrolar um rolo de barbante interagindo entre si, segurando cada um a sua parte do fio, sentindo a responsabilidade de manter a rede.

Foram os seguintes temas priorizados, em cada uma das três áreas da futura Estação Cidadania:

CULTURA - Dança de rua (break-dance, dança afro e outras), movimento dança do ventre, ioga, reiki, alongamento); movimento dos trovadores, cordel, sarau, folias de reis, mineiro-pau, haikai); Cine Pipoca com interação (terceira idade), cineclube e curso de teatro, cursos de desenho e de pintura; clube de fotografia, banda de música civil; oficina de percussão, oficina de artesanato com temática em recicláveis (Natal, carnaval, etc.) e livros em braile e áudiodescrição para a biblioteca.

ESPORTES - Futsal, tênis, vôlei, capoeira, modalidades adaptadas, manutenção do Projeto Solução (judô, karatê), skate; ginástica artística, terceira idade - manhã (espaço do Projeto Solução) – alongamento e esporte adaptado para necessidades especiais.

ASSISTÊNCIA SOCIAL - Âmbito familiar - Encaminhamento entre o Projeto Solução e o Cras; inclusão social e acessibilidade para deficientes, Cras - acolhimento das famílias de jovens envolvidos em situações de risco; manutenção do Projeto Solução; articulação de todos os equipamentos e serviços com o Cras e trabalho com libras no Cras.

Outros temas pertinentes ainda foram lembrados pelos grupos, como quadra de futebol de salão (irregularidade no piso), iluminação no espaço, barreiras arquitetônicas, guarita e segurança e circuito integrado de câmeras em parceria com a ‘Cidade Inteligente’.

Num oferecimento voluntário, o atleta (jogador de futebol de amputados), morador do bairro, Mário Mello, esteve na manhã da própria terça-feira, 18, na obra da Estação Cidadania, observando vários pontos de acessibilidade, a exemplo de inclinação de rampas, falta de corrimões e de piso tátil, banheiros adaptados para cadeirantes, etc., bem como lembrando da altura de mesas e similares para permitir o acesso de pessoas em cadeiras de rodas. Todo o material, ilustrado por fotografias, será encaminhado ao secretário André Luiz Gomes, do Escritório de Gerenciamento de Convênios e Projetos (EGCP) para as devidas providências de adaptação.

O próximo encontro ficou agendado para o dia 3 de março, terça-feira, às 19h, já nas instalações da própria Estação Cidadania.