NOVA FRIBURGO RECEBE VACINAS PARA IMUNIZAÇÃO CONTRA GRIPE

 

Publicado em: 14/04/2021 18:58 | Fonte/Agência: Ssecom/ PMNF - Daniele Eddie

Whatsapp

 

NOVA FRIBURGO RECEBE VACINAS PARA IMUNIZAÇÃO CONTRA GRIPE

Cronograma será divulgado após organização de equipes e locais para imunização
 

O Ministério da Saúde iniciou a Campanha Nacional de Imunização contra Influenza na última segunda-feira, 12. Contudo, somente no dia seguinte, terça-feira, 13, foi enviada uma remessa com 7.100 doses da vacina para Nova Friburgo. Mesmo apenas com as doses iniciais para a cobertura do público-alvo, que no primeiro momento serão os profissionais de saúde, a Secretaria de Saúde iniciou o planejamento para aplicação do imunizante na cidade. 

A execução da campanha, neste cenário de agravamento da pandemia de covid-19, vai exigir um preparo mais rigoroso na logística de vacinação. A organização das equipes de saúde será um desafio, já que o município aplica, simultaneamente, primeira e segunda dose contra covid, além do atendimento em domicílio dos acamados. O início da imunização contra gripe não deve interromper esse trabalho. O intervalo entre as vacinas de covid e da gripe também deverá ser observado na hora da aplicação. Ambas as imunizações devem ser feitas de forma a evitar aglomerações.  

Enquanto define essas questões, a Subsecretaria de Vigilância em Saúde, através da Coordenadoria de Imunização, solicitará aos hospitais da cidade que enviem a relação dos profissionais de saúde que deverão ser imunizados nas próprias unidades onde eles atuam. Isso porque, seguindo determinação do Ministério da Saúde e Governo do Estado, as primeiras doses de vacina contra a gripe serão destinadas a este grupo. Os próximos grupos terão um cronograma divulgado assim que o planejamento esteja concluído. 

A Campanha Nacional de Imunização contra Gripe estabeleceu o seguinte público-alvo: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos ou mais, professores das escolas públicas e privadas, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade. A imunização deverá acontecer de forma escalonada, inclusive com a realização de um dia D de mobilização.