Aula inaugural do projeto Nova Friburgo Criativa na Casa do Artesão

Aula inaugural  do projeto Nova Friburgo Criativa na Casa do Artesão

Foto: Rodrigo Ferreira

Aula inaugural  do projeto Nova Friburgo Criativa na Casa do Artesão

A tarde desta quinta-feira, 13, foi marcada pela aula inaugural, na Casa do Artesão, no Cônego, do projeto Nova Friburgo Criativa, com a presença de dezenas de participantes. Com viés de sustentabilidade, o projeto é executado pela Prefeitura de Nova Friburgo por meio do CEVEST (Centro de Formação Profissional e Transferência de Tecnologia para Indústria do Vestuário), órgão da Secretaria de Ciência e Tecnologia, que disponibiliza cursos de capacitação profissional na área de moda, incluindo artes manuais, há quase 15 anos.

A Primeira Dama e idealizadora do Nova Friburgo Criativa, Cristina Bravo, comentou sobre o projeto, agradeceu aos parceiros e falou sobre a questão da sustentabilidade: “É o nosso projeto do coração, o Nova Friburgo Criativa. Nós estamos com muita determinação e vontade de qualificar, cada vez mais, o artesanato de Nova Friburgo. Esse projeto tem em seu DNA a questão da sustentabilidade, de mostrar para todos que é possível fazer arte, moda, com o aproveitamento dos resíduos têxteis e metalmecânicos. É um grande projeto de economia criativa que estamos implementando em Nova Friburgo.”

Marcelo Verly, secretário de Ciência e Tecnologia, destacou que, desde a fundação do Cevest, que comemora 15 anos em abril deste ano, quase 22 mil profissionais foram formados, contribuindo para a economia da cidade: “É uma alegria muito grande realizar esta aula inaugural porque nós temos resgatado detalhes importantes e que foram esquecidas ao longo do tempo, como as cerimônias de formatura, por exemplo. Algo que faz com que as pessoas se sintam ainda mais motivadas e pertencentes a uma política pública de excelência. Estamos recebendo todo o apoio do Prefeito Renato Bravo e temos trabalhado para fortalecer o Cevest.”

Ainda existem poucas vagas em aberto para os cursos do Cevest. Os interessados devem se inscrever no site oficial da Prefeitura (cevest.pmnf.rj.gov.br). Para mais informações, o telefone da Secretaria de Ciência e Tecnologia é 2525-9209 e a sua sede fica localizada na Avenida Alberto Braune, n° 223, 2° andar, no Centro da cidade, ao lado da Prefeitura.