DEFESA CIVIL AGUARDA LIBERAÇÃO DE VERBA PARA DAR PROSSEGUIMENTO EM OBRA NO AMPARO

Publicado em: 18/02/2021 14:38 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Priscila de Lima

foto: Cláudio Copque

A Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria Municipal de Defesa Civil, está agilizando os processos para retomada da obra na Rua Jerônimo de Castro, no distrito de Amparo. A obra de estabilização de encosta, que contempla a construção de um muro de contenção em cortina atirantada e muro de peso, tipo gabião, foi iniciada em novembro de 2020 após o recurso ser empenhado pela União.

Uma reunião com representantes da Prefeitura foi viabilizada através da Ouvidoria com a Associação de Moradores do Amparo na última segunda-feira, 15, para esclarecer detalhes sobre o andamento desta obra. Participaram da reunião o vice-prefeito Serginho, o secretário de Obras, Bernardo Verly, e o subsecretário de Obras, Jeferson Aragão. Para que a empresa possa retomar as obras, que já estão avançadas, a Defesa Civil enviou ao Ministério do Desenvolvimento Regional todos os documentos necessários.

“Para retomada da obra, a Defesa Civil enviou todos os documentos ao Ministério do Desenvolvimento Regional dentro do prazo e agora estamos esperando a confirmação se não há nenhuma pendência. Estando tudo certo, a Prefeitura poderá dar progresso de obra para que parte dessa verba seja liberada. Então, agora, estamos dependendo, exclusivamente, do Ministério do Desenvolvimento Regional” – explicou o subsecretário de Defesa Civil, Major Couto.

A Prefeitura chegou avaliar a possibilidade de efetuar o pagamento à empresa responsável pela obra com recursos próprios, para que não houvesse nenhuma interrupção. No entanto, não há respaldo legal  para o Município fazer tal ato, pois perderia o recurso federal. Sendo assim, necessariamente, a Prefeitura precisa aguardar a liberação do recurso federal para pagamento à empresa licitada.