Publicado em: 15/02/2021 14:36 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Priscila de Lima

foto: Cláudio Copque

PREFEITURA INICIA IMUNIZAÇÃO A IDOSOS ACIMA DE 90 ANOS

Na manhã desta segunda-feira, 15, Nova Friburgo iniciou mais uma etapa da vacinação para atender idosos a partir de 90 anos. Um sistema de drive thru foi organizado no posto do Detran, em Duas Pedras, para atender aos idosos dos bairros não contemplados pelas Estratégias de Saúde da Família. A ação teve início às 10h.

O primeiro vacinado foi o senhor Abdul Karim, de 103 anos, sendo o idoso mais velho de Nova Friburgo que não se encontra acamado. A idosa mais velha, de 106 anos, moradora de Olaria, também foi imunizada, só que em casa devido às limitações da idade.

Alguns idosos chegaram acompanhados por seus familiares, outros deram exemplo de vitalidade e chegaram conduzindo o próprio carro, como o sr. Ivaldo de Carvalho, de 95 anos, que disse que queria receber a vacina para poder encontrar com os filhos.

Já a dona Maria Pontes Lima falou que estava aliviada por receber a primeira dose. “Eu não estava nem dormindo esperando pela vacina. Agora estou tranquila, deu tudo certo, já posso até dormir!” – disse a idosa de 92 anos.

A subsecretária de Vigilância em Saúde, Fabíola Braz Penna, falou da organização desta etapa de vacinação e da importância de dar sequência à imunização em Nova Friburgo seguindo todos os protocolos. Ela explicou que na sexta-feira, dia 12, o Município recebeu uma nota técnica da Secretaria Estadual de Saúde informando que o grupo a partir de 90 anos estaria liberado para vacinação.

“Prontamente neste final de semana fizemos contato com o Detran e conseguimos organizar o drive thru para dar mais conforto aos nossos idosos em função da idade, evitando que eles se aglomerem nas unidades de saúde” – destacou Fabíola Braz Penna.

Grupos das Estratégias de Saúde da Família – ESF - estão realizando a vacinação em domicílio, evitando que as pessoas se desloquem até as unidades. Os acamados das áreas que não têm cobertura das estratégias de saúde da família também estão sendo imunizados.