Comunidade de Varginha comemora inauguração de escola

Publicado em: 05/02/2020 17:12

Comunidade de Varginha comemora inauguração de escola

A manhã desta quarta-feira, 05, foi de muita alegria no Bairro Varginha. A comunidade esteve reunida na Escola Municipal Juscelino Kubitschek de Oliveira para a inauguração da nova sede. Foi o início do ano letivo para os alunos, cerca de 18 mil em toda a rede municipal, e centenas na nova escola, que atenderá do Pré I ao 9º ano. De pouco mais de 300 alunos, em dois turnos, o novo JK passa ter capacidade para mais de 500 alunos em dois turnos também.

O prefeito Renato Bravo rememorou a atuação do presidente Juscelino Kubitschek, seu espírito inovador e destacou a justa homenagem que foi feita quando da inauguração da escola em meados dos anos 70. Mandou um recado para a filha do presidente, Maria Estela, que não pode estar presente à inauguração, devido às chuvas em Belo Horizonte, mas um vídeo registrando o evento seria enviado a ela.

O prefeito fez inúmeros agradecimentos: a todos os servidores da escola, ao secretário de Educação, Igor Pinto, e sua equipe, à Câmara de Vereadores e falou sobre a sua responsabilidade como gestor, “existe o momento certo de administrar, de atender à comunidade e de fazer política”. Acrescentou que só fala ou promete aquilo que pode cumprir, destacando a operação tapa buraco no bairro e anunciando a colocação de asfalto a quente que será feita em breve.

Renato Bravo lembrou algumas das inúmeras ações realizadas na Educação, como a construção de seis unidades, já concluídas e entregues, a finalização de mais uma e aproveitou para anunciar que firmou um acordo com a creche Berçário São José, instituição filantrópica, para a manutenção do seu funcionamento e municipalização da unidade.

O secretário Igor Pinto destacou sua alegria em poder inaugurar mais uma obra de qualidade e destacou as várias ações da primeira semana letiva de 2020, como a aula inaugural para todos os servidores do magistério e apoio, a inauguração do novo JK, a diplomação dos diretores eleitos na quinta-feira, o início das aulas para mais de 18 mil alunos, também nesta quarta-feira, e a inauguração da nova sede da creche João Batista Faria no bairro Vilage na próxima sexta, 07.

A ex-merendeira da escola, Áurea Teixeira, estava muito feliz com a inauguração: “eu orei muito. Estou muito feliz e a comunidade de Varginha também. A Vilma (diretora) lutou muito por isso. Eu me aposentei, mas continuo ajudando a escola como Amiga da Escola”, relatou.

A diretora Maria Vilma Spitz era só emoção. As lágrimas foram de alegria e Vilma fez um discurso de agradecimentos, primeiramente ao prefeito Renato Bravo, em seguida, ao secretário Igor Pinto e toda sua equipe, e encerrou destacando a qualidade de sua equipe que, mesmo de férias, se dispôs a ajudar na mudança e arrumação da nova escola.

Renata Teixeira, neta de dona Áurea, ex-aluna do JK e tia de vários alunos da escola, não cabia em si de tanta alegria. “É uma emoção incomparável, a comunidade está muito feliz e eu tenho até vontade de voltar a estudar. Toda a luta valeu a pena e eu tenho muito a agradecer ao prefeito Renato Bravo. O povo tem que ter consciência disso”, concluiu.

Os vereadores Cristiano Huguenin, líder de governo na Câmara, Luiz Carlos Neves, Isaque Demani e Alcir Fonseca prestigiaram a inauguração e elogiaram a construção, parabenizando o prefeito pela nova sede da escola, elogiando a equipe do novo JK, da secretaria de Educação, secretarias de Obras e EGCP e, principalmente, a comunidade de Varginha, beneficiada com a obra, que ainda terá o acréscimo de um ginásio esportivo, já em fase de construção, a ser concluído nos próximos meses e que atenderá não somente à escola, mas também à comunidade.