Secretaria de Obras da Prefeitura de Nova Friburgo recupera redes de águas pluviais e vias por toda a cidade

Publicado em: 05/02/2020 14:33 | Fonte/Agência: Secom

vias por toda a cidade

O serviço continua em ritmo acelerado para as equipes da Secretaria de Obras por toda a cidade de Nova Friburgo. Devido às fortes chuvas do início do ano, muito trabalho de recuperação se faz necessário nas redes de águas pluviais, ruas e estradas, como ocorreu na segunda quinzena do mês de janeiro. E sem interrupção das demais atividades, como a limpeza e manutenção de logradouros e bens patrimoniais. As prioridades são traçadas entre o prefeito Renato Bravo e o secretário Jeferson Aragão.

As redes de águas pluviais receberam atenção especial em função das fortes chuvas no município. Em São Geraldo, no Loteamento Santa Bernadete, foi feita troca de manilhas na Rua Maria da Conceição Ribeiro (antiga Rua Balsas); e no Loteamento Nova Esperança, na Rua Farmacêutico Saturnino Pereira, foram trocadas 21 manilhas.

No bairro Varginha, as ruas Manoel Alexandre de Moura e Francisco Lopes foram beneficiadas com substituição de manilhas e construção de caixas de passagem. Próximo dali, no Parque Imperial, a Rua Lara Vilela foi contemplada com o mesmo serviço. Já no Vale dos Pinheiros, na Rua Maria José Dutra de Castro, houve colocação de manilhas e construção de duas caixas de passagem. O Parque Santa Luzia recebeu atenção na Rua Dr. Alberto Porto da Silveira com desobstrução de manilhas. E no centro da cidade a Rua Augusto Severo, próximo ao Cemitério São João Batista, teve três manilhas substituídas.

Ainda devido às chuvas, a recuperação de ruas e estradas se fez necessária, muitas vezes em regime de emergência. Um dos exemplos foi a estrada de acesso a Rio Grande de Cima, depois de São Geraldo, onde foi aplicada bica corrida. Já em São Geraldo, no Loteamento Nilo Martins, foi providenciada a reforma da pracinha de São Cristóvão, onde será feito um jardim e a restauração do oratório. No Loteamento Solares foi feita a limpeza da creche e do campinho, visando a volta às aulas, e da jardineira na entrada do loteamento.

No Parque Imperial, na Rua Lara Vilela, foi realizado o trabalho de reposição de paralelos. Em Duas Pedras, próximo à Avenida Antônio Mário de Azevedo, reparos foram feitos em trechos do calçamento da Rua Padre Pró. O calçamento também foi recuperado na Praça da Bandeira, em frente ao Corpo de Bombeiros. O mesmo serviço foi realizado no Centro, beneficiando moradores e motoristas que passam pela Rua Farinha Filho. Na Estação Livre foi nivelado o calçamento das baias do lado norte.

E os trabalhos rotineiros continuam a todo vapor, como roçada, capina e limpeza. Em São Geraldo, esse serviço foi prestado no Posto de Saúde José Copertino Nogueira e na Escola Municipal Nair de Araújo Rodrigues, para a volta às aulas. No Loteamento Nilo Martins foi colocada uma lixeira na entrada do loteamento e retirados entulhos e mato da Rua Salvador Heggdorn, após capina feita em parceira com os próprios moradores. Capina e limpeza também foram serviços realizados na Rua Dr. Feliciano Benedito da Costa, inclusive pintura de meios-fios e retirada de entulhos e lixo descartados irregularmente. Roçada também foi feita no Parque das Seriemas, no córrego ao lado da escola municipal e no ponto final da linha de ônibus, no sentido do Vale da Montanha. Ainda em São Geraldo, próximo à escola municipal, foi construído o abrigo do ponto de ônibus, muito utilizado pelos alunos e demais usuários.

Obras e serviços no Centro e bairros próximos podem ser reivindicados à Secretaria de Obras, que funciona na sede da Prefeitura de Nova Friburgo, ou pelo telefone 2525-9170.