Aula inaugural emociona servidores da Educação

Publicado em: 04/02/2020 16:45

Aula inaugural emociona servidores da Educação

Fotos Daniel Marcus

Milhares de profissionais da Educação participaram da aula inaugural preparada pela equipe da Secretaria nessa segunda e terça, 03 e 04, lotando o Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura. Para que todos os profissionais pudessem participar do evento, foram divididos em dois turnos, conforme seus respectivos horários de trabalho, uma reivindicação dos servidores atendida pela secretaria.

Os profissionais do magistério tiveram aula inaugural na segunda e do apoio na terça. O conteúdo foi praticamente o mesmo, ressalvadas algumas especificidades das respectivas funções. Inicialmente, houve uma encenação de despertar, voltada à reflexão sobre “por quem você acorda”, demonstrando a importância dos profissionais da educação na vida dos alunos. Esta foi a linha de toda a aula em seus vários momentos, passando pelo depoimento da professora Aleksandra Abinasse Rupar Vieira, que fez muitos chorarem ao contar a história de um aluno, falecido aos 14 anos, mas cuja vida mudou quando foi estudar na escola onde a professora dava aula.

Já a palestra de Rogério Alves, ex-aluno do Colégio Municipal Rui Barbosa, incentivou a reflexão também, mais voltada ao riso, mas com um conteúdo denso e questionador sobre a importância da educação. “Mudar é difícil, não mudar é fatal” foi uma das frases de impacto do palestrante. Alves afirmou, também, que “educar é um milagre” e, para ser professor, só amando a profissão e seus alunos.

Nos dois dias, foi aberto um espaço para homenagens. Na segunda-feira, a professora Rosiara Campos Knupp falou da profissão e recebeu a homenagem, representando todos os professores, das mãos da sua aluna Kaylane Vieira Pacheco, que conquistou medalha de bronze e prata na Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa em 2019. Já na terça-feira, foi a vez da ex-auxiliar de creche, Raquel de Oliveira Silva, que se elegeu diretora de escola, em 2019, iniciando seu mandato em 2020. Enquanto atuava como auxiliar de creche, cursou a graduação para ser professora, fez pós-graduação e conquistou o direito de se tornar gestora. Raquel incentivou os colegas a irem além. Emocionada e muito aplaudida, também recebeu flores de Kaylane.

O evento foi encerrado com a equipe da Secretaria de Educação recitando frases de impacto, relacionadas ao trabalho realizado por todos os servidores da Rede Municipal de Ensino e com um aluno da rede dizendo “Obrigada por vocês acordarem todas as manhãs”!