PREFEITURA DE NOVA FRIBURGO INAUGURA CASA DO TRABALHADOR EM PARCERIA COM GOVERNO DO ESTADO

Publicado em: 11/01/2021 15:47 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF

Prefeitura de Nova Friburgo inaugura Casa do Trabalhador em parceria com Governo do Estado

O Prefeito Johnny Maycon e o Governador em exercício, Cláudio Castro inauguraram na tarde deste domingo, 10, no prédio da antiga rodoviária, a primeira Casa do Trabalhador da Região Serrana. A iniciativa, da secretaria estadual de Trabalho e Renda, oferecerá cursos de qualificação para a população por meio de parcerias com instituições de Nova Friburgo. A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, de 8h30 às 16h.

Casa do Trabalhador oferecerá treinamentos e qualificação profissional específicos com a demanda local, inclusive voltado para agricultura familiar, e visando, sobretudo, qualificar jovens para o primeiro emprego e pessoas acima de 50 anos.

A Casa do Trabalhador de Nova Friburgo conta ainda com o Projeto EDITE – Estação Digital do Trabalho e Emprego. O projeto consiste na implantação de um novo modelo de unidade de atendimento para o cidadão que permite dar conhecimento, ambiente, recursos e acompanhamento para acesso a serviços digitais relacionados direta e indiretamente ao mundo do trabalho.

“O que mais me chamou a atenção é essa plataforma digital de caráter inovador, na qual muitos serviços que em outros momentos não eram realizados, serão disponibilizados para toda a nossa população”, disse o Prefeito Johnny Maycon.

Entre os serviços digitais oferecidos pelo EDITE estão habilitação ao seguro-desemprego, CTPS digital, cadastro, consulta e autoencaminhamento a vagas de emprego, consulta a informações de vínculos formais de trabalho (como o CNIS e tempo de serviço para fins de aposentadoria), serviços de empreendedorismo (Sebrae) e cursos de qualificação profissional gratuitos, entre outros.