Hemocentro Regional de Nova Friburgo promove mais um mutirão para doação de sangue no sábado

 

Publicado em: 03/02/2020 15:27

Whatsapp

 

A abertura do Hemocentro Regional Enfermeira Cassia Viviane Kale Martins em alguns sábados do mês tem trazido um saldo positivo no abastecimento dos estoques de sangue. Para manter a situação desta forma, a colaboração da população é fundamental. É por isto, que a unidade estará aberta em mais um sábado. Desta vez, no dia 15 de fevereiro, entre 08 e 11h30.

O prefeito Renato Bravo lembra que, com a proximidade do carnaval, aumentam os números de acidentes no trânsito, e com isso, aumenta também a necessidade de manter o estoque de sangue regular.

“Doar sangue é um gesto de amor e pode salvar vidas. Lembro ainda que além de abastecermos o Hospital Municipal Raul Sertã, Hospital Maternidade Mário Dutra de Castro e o setor coronariano de um hospital da rede privada, somos responsáveis ainda por abastecer unidades hospitalares de outros 10 municípios – de Cachoeiras de Macacu a Itaocara. E nesta época do ano, a nossa união precisa ser ainda mais forte”, disse.

O último mutirão de doação de sangue foi realizado no penúltimo sábado de novembro, no ano passado. Na ocasião, mais de 100 voluntários estiveram presentes no Hemocentro. Deste número, 86 foram considerados aptos a doar sangue pela equipe de enfermagem. O resultado é visto como recorde para coordenador da unidade, Roberto Nidecker.

“O nosso objetivo é conseguir o maior número possível de bolsas de sangue, porque a necessidade é permanente e se torna ainda maior com a chegada do Carnaval. Todos os tipos de sangue são muitos bem-vindos”, salientou.

 

SERVIÇO:

Mutirão para doação de sangue

Data: 15 de fevereiro (sábado)

Local: Hemocentro Regional Enfermeira Cassia Viviane Kale (Anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã)

Horário: 08 às 11h30

 

REQUISITOS PARA SER DOADOR

1. É necessário ter idade entre 16 e 69 anos, pesar mais que 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Menores de 18 anos precisam da presença do responsável legal (pai ou mãe), bem como levar xerox da identidade.

2. Menores de 18 anos devem portar autorização e acompanhamento de um responsável durante a doação.

3. Estar alimentado e descansado (Recomendado evitar o consumo de bebidas alcoólicas e alimentos gordurosos um dia antes).

4. Portar documento de identidade original com foto

 

NÃO PODEM DOAR:

As pessoas que tiveram evidências clínicas ou laboratoriais das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas.