Sala do Centro de Referência da Pessoa com Deficiência é inaugurada

Publicado em: 31/01/2020 15:14

Sala do Centro de Referência da Pessoa com Deficiência é inaugurada

Com muita emoção, a inauguração da sala do Centro de Referência da Pessoa com Deficiência aconteceu nesta quinta-feira, 30, no Clube Xadrez. A sala carrega o nome de Olga Magliano Bastos, primeira mulher friburguense a zelar e tratar de pessoas com deficiência, criadora da AFAPE - Associação Friburguense de Amigos e Pais do Educando -, primeira instituição da cidade para pessoas com deficiência. Estiveram presentes o Prefeito Renato Bravo, a secretária de Assistência Social, Cláudia Mara, os vereadores Norival Espíndola e Isaque Demani, a presidente do Conselho Municipal de Defesa e Direito da Pessoa com Deficiência, Luciana Ruiz, além de outras entidades e comunidade.

O Prefeito Renato Bravo, em discurso, lembrou da saudosa Olga e falou do trabalho em conjunto do executivo e do legislativo, com a parceria com o vereador Norival que, desde o início do mandato, buscou, junto ao Prefeito, a realização deste projeto. Além do vereador Demani, sempre presente nesta causa.
“É um momento que nos enche de alegria e esperança, ressaltando também a determinação de fazer com que as coisas se realizem. [...] Eu fui vereador na década de 80, e a grande dona Olga, uma mulher maravilhosa, determinada e inteligente, lembro que ela ia à Câmara de Vereadores sempre para reivindicar de forma muito carinhosa. Foi uma passagem muito bonita a dela.”

A secretária de Assistência Social, Cláudia Mara, agradeceu ao Prefeito Renato Bravo que lutou e apoiou a equipe para que a sala fosse feita e falou sobre o trabalho a ser realizado: “O objetivo é ser uma central de esclarecimentos e informações. Teremos uma central de libras, o Conselho Municipal de Defesa e Direito da Pessoa com Deficiência estará de segunda a sexta-feira, de 9h as 17h, para qualquer esclarecimento necessário. É uma forma de garantirmos o direito da pessoa com deficiência, atendendo um clamor antigo do próprio Conselho e das próprias representações das pessoas com deficiência. Futuramente ampliaremos para outras atividades.”

Gisele Magliano Bastos, filha da homenageada Olga, ficou emocionada ao relembrar todo o trabalho que a mãe realizou em Nova Friburgo.
“Hoje a minha mãe está feliz, seja onde ela estiver. Isso é como se fosse uma coroa, trazida a ela, por tudo que ela fez durante, pelo menos, 60 anos. A AFAPE tem mais de 50 anos de existência e imagina este trabalho, como foi duro e difícil, naquela época. [...] O objetivo do trabalho da minha mãe sempre foi este, integrar o portador de necessidade especial à comunidade, para que ele fosse absorvido e interagisse como nós. Eu só tenho a agradecer esta homenagem.”