Vacinas de rotina são disponibilizadas à população em Nova Friburgo

 

Publicado em: 09/07/2020 18:24 | Fonte/Agência: Secom / Talitha Santos

Whatsapp

 

Vacinas de rotina são disponibilizadas à população em Nova Friburgo

Secretaria Municipal de Saúde alerta para necessidade de imunização contra sarampo

 

As vacinas de rotina, aquelas que constam no Calendário Nacional de Vacinação, estão disponíveis à população nas quatro principais Unidades Básicas de Saúde (UBS) de  Nova Friburgo.

Além da imunização de rotina, a vacina contra Gripe Influenza (H1N1)  também está disponível até o dia 24 de julho para toda a população.  

A vacina contra a Meningite também está disponível na Rede Pública de Saúde de Nova Friburgo e desde a última segunda-feira, dia 08, foi introduzida a vacina Meningocócica ACWY Conjugada para adolescentes. Com a inclusão desta, haverá mudança da faixa etária, que passa a ser de 11 e 12 anos. Até então, a aplicação era em adolescentes de até 14 anos para a Vacina Meningocócica C Conjugada, que agora passa ser aplicada somente em crianças menores de cinco anos. 

Para a imunização, tanto de rotina quanto para Influenza e Meningite, as pessoas  devem dirigir-se às unidades de saúde que realizam a vacinação nos seus horários de atendimento: Tunney kassuga (Olaria) e Silvio Henrique Braune (Suspiro) de segunda a sexta das 8h às 17h. Já a unidade José Copertino Nogueira (São Geraldo)  funciona às terças e quintas das 8h às 17h e  Posto de Saúde Waldir Costa (Conselheiro Paulino), de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h30.

Para ter acesso às vacinas, crianças, jovens, adultos e idosos devem portar a sua caderneta de vacinação, cartão do SUS e documento de identificação.


Sarampo: vacina é a principal forma de prevenir a doença 

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo reforça que a população deve se vacinar contra o sarampo, que registrou dois casos da doença em 2019 e 29 em 2020.

O esquema vacinal contra o sarampo está disponível durante todo o ano na rede pública de saúde e todas as pessoas entre seis meses e 59 anos devem se vacinar. É recomendado que a população leve sua caderneta de vacinação na ida ao posto de saúde.

O sarampo é uma doença altamente contagiosa, sendo transmitida por meio da fala, tosse e espirro. A pessoa com sarampo pode apresentar mal-estar geral, febre, manchas vermelhas que aparecem no rosto e vão descendo por todo o corpo, tosse, coriza e conjuntivite.

Pessoas com suspeita de sarampo, imunocomprometidas, gestantes e crianças com menos de seis meses não devem receber a vacina. Alérgicos a proteínas do leite de vaca devem informar a condição ao profissional de saúde no posto de vacinação para que recebam a dose feita sem esse componente.