Alunos municipais receberão kits da agricultura familiar

Publicado em: 26/06/2020 15:17 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Rosa Martire

Alunos municipais receberão kits da agricultura familiar

Fotos Internet

A partir da próxima terça-feira, dia 30 de junho, as unidades escolares da Rede Municipal de Ensino começarão a receber kits com gêneros alimentícios provenientes da Agricultura Familiar, como parte das ações e medidas relacionadas à política pública de alimentação escolar. Cada unidade irá organizar a entrega para os alunos, podendo ter início no mesmo dia ou no dia seguinte, devido à necessidade de avisar aos pais/responsáveis e por conta das medidas de segurança em razão da pandemia, com escala por horário para evitar aglomerações.

Os kits são provenientes da Chamada Pública 001/2020 para aquisição de gêneros alimentícios provenientes da Agricultura Familiar, processo nº 16.770/2019, que inclui os seguintes produtos: abóbora, abobrinha, alface, batata doce, beterraba, brócolis, cenoura, couve, couve-flor, espinafre, inhame, repolho, tomate, banana, tangerina ponkan e leite em pó.

A entrega dos kits da agricultura familiar será feita do dia 30/06 ao dia 09/07. A aquisição dos produtos engloba a montagem dos kits que será fiscalizada por representantes da equipe de Nutrição da Secretaria Municipal de Educação e do Conselho de Alimentação Escolar (CAE). Os kits serão entregues nas unidades escolares conforme roteiro elaborado por rotas, de acordo com a região onde as unidades se encontram em cada rota. A montagem acontecerá na véspera da entrega às unidades, com alimentos frescos, além do leite. Como não é possível determinar um horário preciso para a entrega em cada unidade, os gestores das unidades estabelecerão, individualmente, o dia e horário de entrega aos pais/responsáveis.

A logística de distribuição dos kits pelas unidades escolares depende do horário em que receberem os kits e da quantidade de alunos. Isso demandará uma organização interna. Por isso, os pais/responsáveis deverão aguardar a informação da respectiva unidade escolar, seja pelas redes sociais das escolas e creches, seja por telefone, pois cada unidade tem sua forma de fazer contato.

Os recursos utilizados pela Secretaria de Educação para aquisição dos produtos são originários do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do governo federal. A aquisição dos kits da agricultura familiar para os mais de 17 mil alunos da Rede Municipal de Ensino terá um custo aproximado de R$ 380 mil.

A medida adotada pelo município com a aquisição dos produtos mencionados auxilia as famílias na alimentação saudável preconizada pelos órgãos de saúde e aplicada pela Secretaria de Educação e, também, permite que os agricultores locais que participaram da chamada pública escoem sua produção.