Prefeitura de Nova Friburgo recebe novos testes e ampliará público para testagem da COVID-19

 

Publicado em: 24/06/2020 12:20 | Fonte/Agência: Secom / Talitha Santos

Whatsapp

 

Prefeitura de Nova Friburgo recebe novos testes e ampliará público para testagem da COVID-19


Município foi selecionado para participar de importante pesquisa sobre a doença.


A Subsecretaria de Comunicação da Prefeitura de Nova Friburgo (Secom)  realizou na tarde da última segunda-feira, 22, uma coletiva de imprensa on-line com  profissionais de saúde do município, representados pelo  secretário municipal de Saúde e vice-prefeito, Marcelo Braune; a subsecretaria de Vigilância em Saúde, Fabíola Penna; o gerente de Vigilância em Saúde, Ricardo Fazolli: e a subsecretária de Atenção Básica do município Ariádina Heringer. 


Dentre os temas abordados pela imprensa local, o assunto que ganhou destaque foram os testes realizados no município. A Subsecretária de Vigilância em Saúde, Fabíola Penna, esclareceu que os testes Rápidos ( Sorológicos),  que vieram do Ministério da saúde através da Secretaria de Estado, são realizados com critérios seguindo a nota técnica do próprio Ministério.  Fabíola explicou que na primeira entrega, o município recebeu um quantitativo de 700 unidades, com um protocolo para que fossem aplicados em profissionais de saúde e idosos. Porém, com o recebimento de 5.540 testes, além de 300 (PCR), que estão sendo adquiridos pelo município e que serão priorizados em pacientes internados para agilizar o diagnóstico, o número possibilitará a ampliação dos critérios e o público a ser testado.
“O município fez a opção de comprar esses 300 testes para uso exclusivo para leitos de UTI COVID no Hospital Raul Sertã, no intuito de agilizar o resultado e a conduta médica diante do quadro desses pacientes. Agora com o recebimento dessas novas unidades, ampliaremos os critérios do Ministério da Saúde, seguindo o perfil epidemiológico do município. Além das pessoas com mais de 60 anos ou com comorbidades, que tenham sintomas há mais de 8 dias, nós incluímos na última versão do protocolo o rastreamento em pacientes diabéticos. Estabelecemos, mediante critérios técnicos, que o diabético é uma pessoa importante para ser rastreada, para que possamos monitorar esses sintomas da COVID e o risco de agravamento”. 


O Secretário de Saúde, Marcelo Braune destacou também na coletiva que o município vem desenvolvendo diversas ações de combate ao Coronavírus desde o início da Pandemia. 
“É importante frisar que os testes não são remédios e devem ser utilizados com critérios. Os testes rápidos também não devem ser usados levianamente para diagnosticar um paciente, porque nosso corpo leva cerca de sete dias para desenvolver anticorpos contra um vírus. Se ele for aplicado logo no começo da infecção, a tendência é o resultado dar negativo. Há um tempo de incubação da doença, por isso a necessidade dos critérios técnicos.” Disse o Secretário de Saúde Marcelo Braune. 


Ariádina Heringer,  subsecretária de Atenção Básica, destacou outra conquista importante no combate ao COVID-19, que é a instalação de quatro centros de triagem para sintomáticos, em variados pontos da cidade para facilitar a acessibilidade da população. Segundo ela, esses centros possuem o objetivo de permitir um atendimento em tempo oportuno, para identificar e avaliar precocemente as pessoas com suspeitas de síndrome gripal.


“Qualquer usuário, sintomático, deve procurar um centro de triagem onde serão avaliados por uma equipe multidisciplinar, composta de enfermeiro, médico e técnicos de enfermagem. Se for identificada uma síndrome respiratória aguda grave, esse paciente será transferido ao Hospital Raul Sertã em ambulância própria. Se for identificado uma síndrome gripal, será encaminhado para casa, com uma referência de uma unidade básica onde esse paciente será acompanhado por um profissional durante 14 dias. A partir desta semana, colocaremos os testes rápidos também nos centros de triagem de sintomáticos, já iniciamos no do Posto de Olaria  que seguirá o protocolo da secretaria municipal de saúde, ou seja, seguindo os critérios, serão testados aqueles que apresentem sintomas há mais de oito dias, e que estão dentro dos grupos prioritários. Na semana que vem já teremos, também, no Posto de Mury. É importante destacar que doentes crônicos só serão testados caso apresentem sintomas e que não adianta o paciente falar que está com sintomas há mais de oito dias e ter um resultado equivocado, gerando um falso negativo. Por isso, a equipe já vai agendar uma testagem para esse paciente, se não houver melhoras no quadro”, explicou Ariadna.


 RASTREAMENTO DE DIABÉTICOS
Durante os últimos 90 dias foi identificada incidência maior da doença em pacientes que apresentavam diabetes. Em função disso, a Secretaria de Saúde decidiu iniciar um rastreamento em munícipes com esse perfil. Para tal, as Unidades de Atenção Básica iniciarão contatos com pacientes diabéticos cadastrados nas unidades, pois estão mais vulneráveis, mesmo que não apresentem sintomas. 
“Esses pacientes serão contatados pelas Unidades de Saúde e encaminhados para os testes. Se não apresentarem sintomas, devem aguardar o nosso contato. Lembramos que é de suma importância que mantenham os cuidados com a higiene, uso de álcool em gel e máscaras se tiverem que sair de casa”, frisou Ariádina Heringer. 
É importante que os pacientes diabéticos façam uso regular das suas medicações, seja insulina  ou medicamento via oral, pois a diabetes descompensada agrava muito o quadro do Coronavírus.  Os pacientes ficam mais vulneráveis. Suscetíveis ao vírus.
Outro dado importante é que os diabéticos assintomáticos não serão testados nos centros de triagem. Eles serão encaminhados para outros locais, para que sejam protegidos dos riscos de contaminação.  


PESQUISA


Outro assunto destacado foi a seleção do município de Nova Friburgo  para uma pesquisa sobre a COVID-19, onde apenas 15, dos 92  municípios do Estado do Rio de Janeiro  foram selecionados. 
A pesquisa que será desenvolvida pela Secretaria de Saúde do Estado e a UFRJ (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) tem o intuito de  traçar uma taxa de incidência da doença, contemplando não somente as pessoas sintomáticas, mas como as pessoas atendidas nas unidades públicas de saúde.
Durante três meses,  100 pessoas por semana,  intercalando de 15 em 15 dias essa testagem, serão monitoradas para que possa ser traçado um perfil com as características sociodemográficas dessa doença na cidade. No entanto, esses testes serão aplicados em pacientes que serão referenciados pelas unidades de saúde. Não adianta ir aos postos ou centros de triagem em busca dos testes.
Fabíola Penna evidenciou que todos os esforços para combater a epidemia no município, possibilitaram fazer parte desta importante pesquisa. 
“Ficamos muito felizes em participar desta pesquisa por sabermos que estamos nos destacando e sendo referência para fazer parte de uma pesquisa do vulto dessa. Segundo a Secretaria de Estado, fomos  escolhidos por sermos um município polo mas, também, por termos  estrutura técnica em saúde, principalmente por parte da vigilância municipal. Além disso, foi levado em consideração que possuímos laboratórios próprios, como temos aqui; na maternidade, no Hospital Raul Sertã e no Silvio Henrique Braune. Nós não somos exclusivamente dependentes de hospitais e laboratórios conveniados”.


“Outro ponto de destaque reconhecido pela secretaria estadual, foi a articulação da Secretaria Municipal de Saúde com a rede privada de laboratórios. Há aproximadamente dois meses, estabelecemos um grupo de contato com todos os responsáveis técnicos de todos esses laboratórios privados, para que nós obtivéssemos as informações também da rede privada, o que passou a fazer parte do boletim do município desde então”, salientou Fabíola.