Secretaria disponibiliza sua equipe para a comunidade na Semana Internacional de Políticas sobre Drogas

 

Publicado em: 24/06/2020 12:08 | Fonte/Agência: Secom

Whatsapp

 

Secretaria disponibiliza sua equipe para a comunidade na Semana Internacional de Políticas sobre Drogas


O Dia Internacional de Combate às Drogas é celebrado mundialmente no dia 26 de junho. Anualmente a ONU, através do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC), dá ênfase à Campanha Internacional de Prevenção às Drogas. O Brasil adotou a data como Dia Nacional de Combate às Drogas através de um projeto de lei cujas atividades de prevenção nas escolas e entidades se estendem por uma semana pela importância que o tema suscita em toda a sociedade. 


A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que a dependência em drogas lícitas ou ilícitas é uma doença. O uso indevido de substâncias como álcool, cigarro, crack e cocaína é um problema de saúde pública de ordem internacional que preocupa nações do mundo inteiro, pois afeta valores culturais, sociais, econômicos e políticos.


De acordo com uma pesquisa feita pela Fiocruz em 2019, 9,9% dos brasileiros relatavam ter usado drogas ilícitas pelo menos uma vez na vida. O estudo também mapeou o consumo de álcool. As drogas legais e ilegais fazem partem do universo social dos jovens. Por isso, a importância do cuidado com as informações e as orientações por parte dos pais, que deve começar bem cedo. 
As melhores opções de tratamento para quem enfrenta o problema são as consultas especializadas e a participação em grupos de apoio. A consulta com um especialista pode traçar uma conduta mais assertiva e diretiva em cada caso. 
Atualmente existem várias opções de ajuda, seja com internação, psicólogos, psiquiatras ou grupos de Alcoólicos Anônimos (AA) ou Narcóticos Anônimos (NA). Tudo vai depender do grau de uso e do tipo de droga. Assim como do nível de intoxicação, do tempo de exposição ou do envolvimento social. 


NOVA FRIBURGO - Através da Lei Complementar nº 79/2013, Nova Friburgo tornou-se uma das cidades pioneiras na criação de uma secretaria específica para direcionar a política sobre drogas no município. A secretaria tem o objetivo de aprofundar as articulações e os debates, bem como coordenar as atividades de prevenção do uso indevido, a atenção e a reinserção social de usuários e dependentes de álcool e outras drogas, definindo estratégias, elaborando planos, programas e procedimentos na esfera de sua competência. Seus principais eixos são: prevenção, com palestras projetos nas escolas, instituições sociais, terceiro setor e afins; acolhimento e cuidado, através de atendimento psicológico e internações; e reinserção social, com projetos de ressocialização. 
Todos os anos a Secretaria Municipal de Políticas sobre Drogas proporciona eventos de prevenção e informação no dia Internacional de Combate às Drogas. Este ano, porém, por conta da pandemia do novo coronavírus (covid-19), não será possível proporcionar eventos, porém, quem precisar de atendimento e informação, pode procurar os serviços da secretaria, localizada na Praça Getúlio Vargas, 92, 2º andar, no Centro.


A comunicação com a secretaria pode ser estabelecida pelo telefone 2543-6303, e procurar o secretário Igor Pinto ou o gerente Antônio Fagundes. Também pode ser feita pelo e-mail sempod@pmnf.rj.rj.gov.br. Outra opção é entrar no site da Prefeitura de Nova Friburgo. “É Importante buscar ajuda o mais cedo possível para evitar maiores danos biopsicosociais”, salienta o secretário Igor Pinto.