Avenidas Comte Bittencourt e Galdino do Valle têm árvores podadas pela prefeitura

Publicado em: 24/06/2020 11:51 | Fonte/Agência: Secom

Uma equipe da Prefeitura de Nova Friburgo iniciou a poda de árvores tomadas por erva-de-passarinho nas avenidas Comte Bittencourt e Galdino do Valle Filho, no Centro. O trabalho está sendo realizado pela Secretaria de Serviços Públicos e seu Departamento de Parques e Jardins e visa ao restabelecimento do belo aspecto, nos dois lados do Rio Bengalas, desde a Igreja Luterana, de um lado, e do Edifício Itália, do outro até a ponte que dá acesso à Praça do Suspiro.
Conforme explica o chefe do setor, Wantuil Cler Wenderroscky, a intenção é socorrer as árvores que estão infestadas de erva-de-passarinho para que não venham a morrer. Outro objetivo é melhorar a visibilidade das margens do rio, retirando os jasmins que cresceram demais e, dessa forma, evitar enchentes, pois os detritos podem ficar agarrados em seus ramos e prejudicar o fluir natural das águas.

Wantuil cita que todo o material retirado é levado para o aterro sanitário da EBMA, já que está infestado de erva-de-passarinho e não tem mais utilidade. São três os funcionários do Departamento de Parques e Jardins envolvidos nesse processo, sendo um podador e um ajudante, acompanhados por Wantuil, além da supervisão do secretário Evandro Corrêa. Trabalham com duas motosserras, moto-podador de longo alcance e caminhão munck para retirada dos galhos. O serviço tem previsão de ser concluído em 30 dias.
O diretor do Departamento de Parques e Jardins ressalta que é extremamente necessário esse procedimento para que não se perca as árvores que embelezam as margens do Rio Bengalas nas duas avenidas, pois a erva-de-passarinho é altamente nociva. Além disso, o jasmim está sendo usado como local de descarte de fezes de animais. A quantidade de sacolas com fezes encontradas ali é absurda. Wantuil apela para que as pessoas que circulam por ali com seus animais joguem as sacolas na lixeira mais próxima, a fim de preservar a beleza do local.