CONTROLADORIA GERAL DA PREFEITURA DE NOVA FRIBURGO ALCANÇA O 2º LUGAR REGIONAL NA AVALIAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO RJ

Publicado em: 22/06/2020 21:08 | Fonte/Agência: Secom

Divulgado na última quinta-feira, 18 de junho, em transmissão ao vivo pelo Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=Zp9rGEZLLIo), durante reunião do IEP/MPRJ - Instituto de Educação e Pesquisa do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, o relatório 2019/2020 do Projeto “Edificando o Controle Interno” apontou que Nova Friburgo alcançou o 2º. Lugar regional e o 15º no quadro geral dos 92 municípios fluminenses.

O Ministério Público do Rio de Janeiro, em 2017, lançou o projeto “Edificando o Controle Interno”, que tem por objetivo fortalecer os instrumentos de governança, de integridade e de controle na Administração Pública dos municípios fluminenses. Através de um diagnóstico, de formulários e monitoramento tecnológico dos Portais da Transparência, com metodologia própria e à disposição no site: www.mprj.gov.br do MPRJ, classifica os 92 municípios com o objetivo de impulsionar melhorias nas funções de auditoria, ouvidoria, correição, controladoria  e apoio ao controle externo, de modo a estimular a transparência municipal e o controle social.
A Controladoria Geral de Nova Friburgo ficou em 2º lugar na Região Serrana e em 15º  no ranking estadual de avaliação do projeto. Na última avaliação, que compreendeu os exercícios de 2017/2018, Nova Friburgo estava na 52ª posição. No ranking regional, Nova Friburgo obteve nota 6,19, ficando atrás apenas de Teresópolis com a nota 6,93. Com a nota obtida, o município ficou na 15ª colocação na classificação geral dos 92 municípios fluminenses.
“Graças ao trabalho contínuo da equipe desta Controladoria Geral que monitora e alimenta o Sistema de Transparência, por meio de publicação dos eventos ocorridos nas demais unidades gestoras, desta Administração municipal, Nova Friburgo deu um grande salto passando do 52°, no período anterior para 15° lugar.” Afirmou a Dra Elizabeth Righetti, Controladora-Geral do município.
O Controle Interno tem por finalidade cumprir sua missão institucional através de verificações, levantamentos e inspeções da ação dos responsáveis pela gestão pública, a qualquer tempo, seja de ordem contábil, administrativa, econômica, financeira e operacional acompanhando e revisando todos os atos de interesse do Município. Responsável pelos Pré-Empenhos e Pré-liquidação dos pagamentos do Município, exerce o controle de toda a gestão municipal, por meio de mecanismos que visam à garantia da aplicação dos recursos públicos em conformidade com os bons princípios da administração pública e com a legislação vigente. É de responsabilidade do Controle Interno, por exemplo, examinar as demonstrações contábeis, orçamentárias e financeiras, qualquer que seja o objetivo, inclusive notas explicativas e relatórios. Atua em conjunto com todas as unidades gestoras, secretarias, autarquias, fundações,  buscando soluções de viabilidade técnica para a implantação das ações e programas definidos pelo Plano Plurianual e a Lei Orçamentária Municipal.
“As colocações de Nova Friburgo na avaliação do Instituto de Educação e Pesquisa do Ministério Público do Estado do RJ mostra que a Gestão Municipal vem realizando um trabalho sério, constante e eficiente de auditoria interna. Parabenizo toda a equipe da Controladoria pelo resultado positivo, na figura da Dra. Elizabeth Righetti, pelo comprometimento com o princípio da transparência. Ganhamos todos! Estamos muito orgulhosos“ finalizou o Prefeito Renato Bravo.