Prefeitura de Nova Friburgo abre mais de 400 novas vagas para cursos gratuitos de capacitação profissional em moda e art

Publicado em: 10/01/2020 12:26

A Prefeitura de Nova Friburgo continua investindo na capacitação profissional dos cidadãos friburguenses: estão abertas as inscrições para diversos cursos gratuitos oferecidos pelo Centro de Formação Profissional e Transferência de Tecnologia para a Indústria do Vestuário José Pereira da Costa (Cevest).

Os critérios gerais para priorização na alocação das vagas são: pessoas beneficiárias do programa Bolsa Família; estar cadastrado em algum programa de assistência social; ser portador de necessidades especiais; estar desempregado; e ter filhos. Para concorrer às vagas oferecidas para os cursos que se iniciarão a partir de ‪10 de fevereiro‬, as inscrições deverão ser feitas até o dia ‪24 de janeiro‬ no site https://cevest.pmnf.rj.gov.br/. Interessados que não estiverem conseguindo se inscrever remotamente, podem se dirigir à sede do Cevest, localizado na Av. Alberto Braune, 223 – 3º andar (antiga Rodoviária Leopoldina).

Para quem já tiver cadastro no sistema de pré-matrículas on-line, que conta atualmente com mais de 2.200 inscritos, a orientação é acessar o sistema e atualizar seus dados, incluindo a escolha dos cursos que deseja fazer em 2020.

Para os já tradicionais cursos do Cevest, serão oferecidas 270 vagas para as novas turmas que se iniciarão em fevereiro, assim distribuídas: Costura Plana; Corte Industrial; Costura Íntima; Corte, Costura e Modelagem; Modelagem Infantil; Controle de Qualidade para Confecções; e Modelagem Fitness. Ao longo da sua existência, o Cevest já capacitou mais de 20 mil profissionais para os diversos segmentos que compõem o polo de moda íntima da cidade.

Também estão abertas 135 vagas específicas para participação nos cursos do projeto Nova Friburgo Criativa, visando capacitar artesãos com o viés da sustentabilidade. As vagas estão distribuídas pelos seguintes cursos e oficinas: Produção de Bonecas; Técnicas de Papietagem; Artesanato com Aparas; Produção de Bolsas e Ecobags; Bordados; Customização e Patch Apliquê (2 turmas); Papel e Fitas; e Técnica Indiana com Cordas e Retalhos. Os participantes do Nova Friburgo Criativa contarão ainda com oficinas de capacitação oferecidas pelo SEBRAE e Lojas Caçula, ambos apoiadores do projeto. Outras parcerias estão sendo estabelecidas para o fortalecimento do Nova Friburgo Criativa e serão anunciadas em breve.

Cristina Bravo, idealizadora do projeto, destacou a importância da criação do selo Nova Friburgo Criativa, que distinguirá os artigos de artesanato produzidos em Nova Friburgo com identidade sustentável, principalmente através do aproveitamento de resíduos das indústrias de moda íntima e metalmecânica. O primeiro ícone do município a ser trabalhado será a pedra do Cão Sentado, dando início à criação de coleções alusivas às vocações turísticas e culturais de Nova Friburgo.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, professor Marcelo Verly, ressaltou a importância da continuidade na oferta de cursos profissionalizantes públicos, gratuitos e de qualidade comprovada, ministrados por excelentes profissionais, e que abrem portas para oportunidades no mercado de trabalho, seja pelo aumento da empregabilidade de seus participantes ou mesmo através da criação de novos empreendimentos que geram emprego e renda, cumprindo importante função social, prioridade do governo municipal.