PREFEITURA OFERECE ATENDIMENTO PSICOLÓGICO AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DA REDE MUNICIPAL

Publicado em: 22/05/2020 11:47 | Fonte/Agência: Secom

A Secretaria de Saúde, por meio da Subsecretaria de Atenção Básica que abrange também a Gerência de Saúde Mental, iniciará, no mês de maio,  atendimento psicológico aos profissionais de saúde da rede pública do Município.
Foi pensando em “cuidar de quem cuida” que surgiu a ideia de oferecer uma escuta acolhedora e especializada, com o objetivo de promover a diminuição do estresse e da sobrecarga emocional que o momento de pandemia acarreta em todos os envolvidos diretamente no enfrentamento à COVID-19.
A partir de maio, os profissionais da saúde do SUS Nova Friburgo, interessados em receber o atendimento psicológico pela Rede de Atenção Psicossocial do município poderão acessar, através do e-mail : psi.online.sus@gmail.com  o serviço e aguardar o retorno da Gerência de Saúde Mental, que fornecerá o contato do psicólogo que fará seu acompanhamento.
Toda a abordagem oferecida aos profissionais de saúde seguirá o  que está  preconizado pelos Manuais da OMS – Organização Mundial de Saúde; Médicos Sem Fronteiras; OPAS - Organização Pan-Americana da Saúde; Ministério da Saúde, Fiocruz/Cepedes  - Centro de Pesquisas e Estudos sobre Desastres e Conselho Federal de Psicologia.

“O enfrentamento à Covid-19 é de muitos desafios para os profissionais de saúde e as pessoas que trabalham nas nossas unidades. Esses profissionais precisam conviver com a nova doença e, ao mesmo tempo, trazer conforto, atendimento e tratamento aos pacientes. Eles também necessitam de atenção e suporte para diminuir o estresse”, evidenciou o secretário de Saúde do Município,  Marcelo Braune.