MEIO AMBIENTE MUNICIPAL PARTICIPA DE REUNIÃO PROMOVIDA PELA SECRETARIA ESTADUAL DO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

Publicado em: 06/01/2022 18:36 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Priscila de Lima

Na última quarta-feira, dia 5, a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade realizou um encontro com representantes do Instituto Estadual do Ambiente, das secretarias estaduais da Casa Civil e das Cidades, da Defesa Civil Estadual e das prefeituras de Nova Friburgo e Teresópolis. A secretária municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, Vívian de Assis, esteve na reunião representando o município de Nova Friburgo.

A reunião teve como objetivo fazer um balanço das ações do ano de 2021 e debater questões pertinentes ao Grupo de Trabalho Especial criado através do Decreto 47.459/2021 para acompanhamento de projetos e criação de programa de metas para ações em favor da Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro.

Neste decreto que cria o Grupo de Trabalho considera-se os compromissos assumidos no I Fórum de Prefeitos e Autoridades Municipais com o Governo do Estado, realizado no dia 11 de janeiro de 2021, na cidade de Teresópolis. A necessidade de elaboração de um plano estratégico para que os municípios da região atinjam os níveis adequados de desenvolvimento sustentável definidos pelas Nações Unidas e a adesão à campanha mundial das Nações Unidas denominada “Construindo Cidades Resilientes” são alguns destes compromissos. A ideia é que, até dezembro de 2025, todas as cidades da Região Serrana sejam indicadas como “Cidades Modelo” junto à ONU.