Prefeitura cadastrará doadores de medula óssea

 

Publicado em: 10/03/2020 14:45 | Fonte/Agência: Secom

Whatsapp

 

Prefeitura cadastrará doadores de medula óssea

 

Candidatos deverão se apresentar nos dias 21 e 22 de março no Centro de Convivência da Pessoa Idosa, anexo ao Clube de Xadrez

 

A medula pode significar a diferença entre a vida e a morte para muitos pacientes com câncer. Ela é fundamental para o desenvolvimento das células sanguíneas, pois é quem produz os glóbulos brancos, vermelhos e as plaquetas.

 A fim de aumentar os estoques para quem precisa da medula para realizar um transplante, a Prefeitura de Nova Friburgo e diversos parceiros lançaram uma campanha de doação da preciosa substância, e o primeiro passo será cadastrar os doadores.

A campanha para cadastramento de doadores de medula óssea acontecerá nos dias 21 e 22 de março, de 8h às 17h, no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (antigo Clube Xadrez), localizado na Avenida Dr. Galdino do Vale Filho, nº 151, no Centro de Nova Friburgo.

 Para se cadastrar, é necessário ter entre 18 e 54 anos, apresentar qualquer documento oficial com foto, número do telefone e e-mail; e coletar uma amostra de sangue para teste. Pessoas que já foram cadastradas no REDOME - Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea - terão a oportunidade de atualizar seus dados  no dia.

 

 Atualmente, mais de 850 pessoas estão aguardando uma doação, segundo o REDOME - Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea. A grande dificuldade, explica Regina Lacerda, é a compatibilidade: “A probabilidade de encontrar um doador compatível fora da família é de 1 para cada 100.000 candidatos cadastrados. Por isso destacamos a importância da participação de todos. Se você já é cadastrado, traga um amigo, um irmão. Vidas dependem da sua ajuda”, destacou Regina, Coordenadora Administrativa de Campanhas de Captação de Doadores de Medula Óssea da UERJ.

 

Além da Prefeitura, através das secretarias de Saúde, Assistência Social e Ciência e Tecnologia, são parceiras da iniciativa as seguintes instituições: Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Instituto Nacional de Câncer (INCA), Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME), Universidade Estácio de Sá e Instituto de Saúde de Nova Friburgo da UFF.