MOVIMENT`ART

Publicado em 31 outubro de 2019
 


DIA DA CULTURA: Nova Friburgo agita o mês de novembro

“MOVIMENT’ART” tem semana celebrando a data e intensa programação no Teatro Municipal Laercio Ventura

​Uma semana de arte e cultura, contando com oficinas, contação de história, apresentações musicais, exposição e concerto. É o “Movimentar’Art”, que a Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Secretaria municipal de Cultura promove, no período de 05 a 09 de novembro, em comemoração ao Dia Nacional de Cultural, neste 05/11.


​Mas além disso, o mês inteiro tem eventos e atividades. A programação de novembro do Teatro Municipal Laercio Ventura – também liberada essa semana pela Secretaria de Cultura – conta com diversas atrações para todas as faixas de público, com destaques para o II Friburgo Rock Festival, na sexta-feira, 08/11; o 8º Festival Internacional de Cinema Socioambiental de Nova Friburgo, entre os dias 13 e 16/11; o Festival Literário da Secretaria Municipal de Educação, no dia 18/11 e a apresentação de dança dos alunos da Escola Oficina de Artes, no dia 29.


​Já a “Moviment’ Art” – Semana de Arte e Cultura de Nova Friburgo (em comemoração do Dia Nacional da Cultura) terá atrações inteiramente gratuitas, na Oficina Escola de Artes, na Biblioteca Pública Municipal Maria Margarida Liguori, na Catedral de São João Batista (onde a Banda Sinfônica Campesina encerra o evento, no sábado, 09/11) e no anfiteatro da Praça do Suspiro.

Homenagem a Rui Barbosa

​A data que celebra o Dia Nacional da Cultura é uma homenagem a uma grande personalidade brasileira (Rui Barbosa, nascido neste dia, em 1849) e foi criada em 15 de maio de 1970, pela Lei nº 5.579. Nascido em Salvador (BA), Rui Barbosa de Oliveira, intelectual, jurista, advogado, político, diplomata, escritor, filólogo, jornalista, tradutor e orador faleceu em 1 de março de 1923, em Petrópolis (RJ).


O secretário municipal de Cultura, Mário Jorge Bastos, aproveitou para destacar que Nova Friburgo, em razão de sua diversidade artístico-cultural não poderia deixar a data passar em branco, proporcionando momentos de expressão de suas variadas formas de manifestações.


O “Moviment’Art” tem sua primeira edição neste 2019, mas de acordo ainda com o secretário, tem tudo para firmar-se no calendário oficial de eventos da cidade, marcando assim, a cada ano, essa data especial para o segmento.


As programações (sujeitas à alteração) estão abaixo: