Transição do Pré II para 1º ano rende mostra de trabalhos

Publicado em 8 novembro de 2019

Um dos pilares da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trata da continuidade no ensino nas mudanças de segmento, como da educação infantil para os anos iniciais e destes para os anos finais. Por conta disso, desde o início do ano, a equipe da Educação Infantil vem trabalhando junto aos professores do Pré II, cujos alunos passarão para o 1º ano. Na outra ponta, os professores do 1º ano também começaram a ser sensibilizados em relação aos alunos que receberão.

O resultado teve sua culminância nesta quinta-feira, 07, no auditório do Centro Administrativo César Guinle, onde professores se reuniram com as equipes de Educação Infantil e Anos Iniciais para participar da I Mostra de Trabalhos das Turmas de Pré II e 1º ano. A participação foi voluntária e os professores interessados escolheram uma de três formas de participar: “Como eu faço” – exposição de trabalhos realizados nas unidades, que decoraram a entrada do auditório; “Conversando sobre…”, apresentação de slides com propostas e temas afins; e “Parceria de Sucesso”, compartilhamento de ações realizadas em conjunto, de forma integrada pelos professores do Pré II e 1º ano.

Segundo a coordenadora da Educação Infantil, Laudilene Pinheiro, “a idéia deu tão certo que haverá a II Amostra no ano que vem. Os professores que participaram da primeira já disseram que vão estar na próxima e a coordenação dos Anos Inicias adotará a mesma estratégia, em conjunto com a coordenação de Anos Finais, para fazer a transição do 5º para o 6º ano”, explicou.

Anna Cláudia Asth, membro da equipe de Educação Infantil, disse que foram vários os momentos de emoção, quando professores riram e choraram com os relatos e apresentações. A mostra serviu também como espaço para o lançamento do livro As aventuras de Eca Meleca – A casa, de autoria de Sandro Vasconcellos Martins, que explanou como se deu o processo criativo de sua obra.