Parceria entre a Prefeitura e o governo da Suíça viabiliza Sala Google no Colégio Vevey La Jolie

Publicado em 8 novembro de 2019

O Colégio Municipal Vevey La Jolie, situado em Conquista, foi agraciado com uma sala especial. Por intermédio da Associação Fribourg-Nova Friburgo, foi possível fazer chegar aos alunos audiovisuais pedagógicos e notebooks, doados pelos suíços, em especial os do Canton de Fribourg.

Com base no projeto da Fundação Dom João VI, que faz uso da plataforma Google, foi desenvolvido um projeto integrado para todo o colégio. A Secretaria de Educação preparou uma sala específica, por meio da sua equipe de Infraestrutura, para atender às especificações da Google.

A sala audiovisual dispõe de uma Smart TV 55” e um Data Show de alta resolução, ambos com conexão de internet e com cabo de HDMI para uso de computador, acoplados ao sistema de som. Foi instalada, também em rede, uma impressora com alta capacidade de impressão.

O objetivo com a nova sala é oferecer cursos, em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia, inicialmente para os alunos do colégio para, posteriormente serem oferecidos também à comunidade local.

O colégio ganhou uma nova conexão de internet, além da já fornecida pela SME, e um sistema de quatro câmeras internas com acesso pela internet para proteção do equipamento instalado.

A entrega da sala e dos equipamentos contou com a presença do cônsul-geral da Suíça no Rio, Rudolf Wyss, do representante da Associação Fribourg-Nova Friburgo, Geraldo Thuler, do secretário de Educação, Igor Pinto, e do secretário de Ciência e Tecnologia, Marcelo Verly, além da presença dos alunos, servidores, gestores da unidade escolar e servidores do núcleo central da secretaria.

O secretário de Educação, representando o prefeito Renato Bravo, falou da sua alegria em poder participar da entrega da Sala Google, fruto da parceria entre Prefeitura e governo Suíço, porque a qualidade dos cursos oferecidos pela Google era inegável e conhecida. Tanto o cônsul Wyss quanto Geraldo Thuler, falaram sobre o fortalecimento dos laços que unem Nova Friburgo à Suíça e demonstraram sua alegria em realizar o projeto no colégio Vevey La Jolie que possui histórico de participação suíça desde sua fundação. Para Marcelo Verly, iniciativas como essa contribuem para o letramento digital de nossos estudantes, preparando-os para que se insiram de forma estratégica nesse mundo cada vez mais tecnológico.